FORMAÇÃO CONTINUADA
Seprev participa do II Simpósio da Escola de Socioeducação e reforça qualificação no sistema socioeducativo
Ciclo formativo terá continuidade por mais um ano e meio, fortalecendo a qualificação dos profissionais que atuam no Sistema de Garantia dos Direitos
Everton Dimoni
quinta, 11 de dezembro de 2025 às 16h25
14
Vitória Ester Costa
Texto de Everton Dimoni
Fotos de Vitória Ester Costa
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou, nessa quinta-feira (11), do II Simpósio da Escola Estadual de Socioeducação de Alagoas (ESS/AL). A iniciativa, realizada em parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), teve como objetivo fortalecer a qualificação contínua dos profissionais que integram o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente no estado.
O evento marcou o encerramento do primeiro ciclo de atividades da Escola, destinado aos profissionais que atuam diretamente na execução de medidas socioeducativas em meio aberto e fechado, como assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, socioeducadores, agentes de medidas socioeducativas, advogados, defensores públicos e educadores sociais, que foram certificados pela participação nos cursos oferecidos ao longo do ciclo.
A coordenadora-geral da ESS/AL, Elaine Pimentel, ressaltou a relevância do projeto para o aprimoramento das práticas do atendimento socioeducativo.
“Este ciclo formativo reafirma a academia como um espaço para a construção e o compartilhamento de saberes na socioeducação. Ao reunir gestores, técnicos e profissionais de diferentes áreas, conseguimos dialogar sobre práticas, desafios e caminhos possíveis, sempre com o compromisso de qualificar o atendimento e assegurar um sistema socioeducativo cada vez mais humanizado e eficiente”, destacou.
O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, coronel Marcos Sérgio, enfatizou que o simpósio representa o início de um novo ciclo de aprendizado e fortalecimento da medida socioeducativa em Alagoas.
“A Escola de Socioeducação é um marco para o nosso estado. Por meio dela, tivemos o apoio do Governo Federal para capacitar as equipes que atuam diretamente com adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Nosso compromisso é garantir condições para que esses jovens possam retomar seus projetos de vida, reconstruir vínculos e retornar à sociedade de forma cidadã e produtiva”, afirmou o superintendente.
Participando de forma remota, a coordenadora-geral de Políticas Públicas do Sinase no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Lívia Vidal, falou da importância da iniciativa para a consolidação de um atendimento qualificado e humanizado.
“Esse processo formativo demonstra um compromisso profundo com a construção de uma política nacional que fortaleça o sistema socioeducativo. É fundamental envolver o Governo Federal no esforço de garantir direitos, proteger vidas e assegurar a integralidade do atendimento aos adolescentes. Tenho certeza de que em 2026 teremos resultados ainda mais expressivos”, declarou Lívia Vidal.
O simpósio também contou com a participação do pró-reitor da UFAL, Cézar Nonato, que representou o excelentíssimo reitor Josealdo Tonholo; da promotora de Justiça Marília Cerqueira; da superintendente de Assistência Social da Seades, Genilda Leão; além de equipes técnicas da Superintendência de Medidas Socioeducativas da Seprev.