Observatório


Avaliação de políticas públicas de prevenção à violência e articulação com instituições de ensino superior no Estado de Alagoas, tornando-se um referência na difusão e avaliação de projetos de prevenção a Violência.

Importância do Observatório

É unânime entre os especialistas que a gestão de informações é fundamental no diagnóstico e na análise de problemas sociais que aludem intervenção através de políticas públicas. Também, é consenso que essas políticas precisam ser desenhadas e avaliadas à luz de sistemas de informações racionais e consistentes. No Brasil e no mundo a violência é um fenômeno social multicausal e extremamente complexo para ser simplificado em ações pontuais e imediatistas sendo necessária para a sua compreensão a construção processos de capitação, processamento e aplicação de informações. A ausência dessa sistemática tem sido um dos grandes empecilhos para o estudo do da violência e suas múltiplas facetas e para a construção de políticas públicas.

Por outro lado, é importante destacar que ações de intervenção social de enfrentamento à violência precisam ser avaliadas constantemente. Essa avaliação é de fundamental importância, pois implica em averiguar se os investimentos governamentais em prevenção estão impactando nas dinâmicas sociais e produzindo os resultados esperados. Essa avaliação sistemática possibilita o aperfeiçoamento, a manutenção ou mesmo a reformulação dessas políticas, além de ser um instrumento fundamental na customização de investimentos.

É partindo dessas duas perspectivas que O Observatório de Prevenção à Violência do Governo do Estado de Alagoas, instância ligada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência,busca ser um centro de excelência na supervisão e orientação de políticas públicas de prevenção à violência, se constituindo também como um centro de produção e irradiação de conhecimento sobre o fenômeno da violência. A partir de uma abordagem interdisciplinar o Observatório procura articulação entre Estado, campo acadêmico e sociedade civil, fomentando espaços de disseminação de conhecimentos e a sua tradução em subsídios para elaboração de políticas públicas.

Observatório de Prevenção à Violência do Governo do Estado de Alagoas se constitui como uma instância de supervisão e orientação das políticas de prevenção à violência e está ligado diretamente à Secretaria Executiva de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência. Atuará de forma articulada e integrada na produção, sistematização e avaliação de indicadores; levantamento e gestão de dados;formulação de projetos de pesquisa; orientação estratégica vinculados às políticas e programa de prevenção.

Caberá ao observatório definir e operacionalizar os canais de interação com a sociedade cientifica e instituições sociais inseridas no contexto de militância das políticas de enfrentamento à violência. Como também, atuará no fomento à produção de evidências necessárias a compreensão dos fenômenos decorrentes da violência, identificando, validando e difundindo boas práticas, cujos resultados sejam passíveis de avaliação e replicação. Por fim, o observatório será uma instância fundamental na elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas de prevenção à violência.

Missão

Observatório de Prevenção à Violência atuará de forma articulada e integrada na produção, sistematização e avaliação de indicadores; levantamento e gestão de dados; formulação de projetos de pesquisa; orientação estratégica vinculados às políticas e programa de prevenção.

Caberá ao observatório definir e operacionalizar os canais de interação com a sociedade cientifica e instituições sociais inseridas no contexto de militância das políticas de enfrentamento à violência.

De igual forma, o Observatório atuará no fomento à produção de evidências necessárias a compreensão dos fenômenos decorrentes da violência, bem como, na identificação, validação e difusão de boas práticas cujos resultados sejam passíveis de avaliação e replicação.