Programas
- CALL CENTER (SEPREV)
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) conta com um número exclusivo para para atendimento ao público, que é o 0800.280.9390. O contato está disponível para serviços como acolhimento a dependentes químicos, ações de promoção da cidadania, garantia de direitos e acesso à Justiça, atendimentos relacionados ao Sistema Socioeducativo de Alagoas, entre outros.
- REDE ACOLHE
Tem como atribuição fortalecer ações de acolhimento e de resgate social de pessoas em dependência química. É um dos equipamentos da rede de atenção aos usuários de substâncias psicoativas e tem o objetivo de proporcionar acolhimento voluntário a jovens e adultos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 60 anos, que desejam fazer tratamento para o vício em álcool e outras drogas.
Através do trabalho da Superintendência de Políticas Sobre Drogas, à qual a Rede Acolhe está ligada, os cidadãos podem ter acesso a vagas em comunidades acolhedoras onde são realizados os tratamentos. O encaminhamento é feito através dos Centros de Acolhimento para Pessoas em Dependência Química, que estão situados em Maceió e em Arapiraca, bem como em atendimentos itinerantes/domiciliares que podem ser solicitados via telefone.
Concluído o tratamento, o ex-acolhido tem a possibilidade de ser acompanhado pela equipe do Centro de Referência em Reinserção Social, que dispõe, entre outras coisas, de vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, uma oportunidade de mudança de vida para os adictos em recuperação.
Centro de Acolhimento para Pessoas Dependentes Químicas de Maceió
Endereço: Rua Capitão Samuel Lins, 124, Farol - Maceió - AL
Telefones: 0800 280 9390, 3315-1913
Cidade: Maceió
Centro de Acolhimento para Pessoas Dependentes Químicas de Arapiraca
Endereço: Rua Manoel Marcelino Albuquerque, 886, Itapoã - Arapiraca - AL
Telefone: 0800 280 9390 / 3539-8441
E-mail: atendimentocentrodeacolhimento@hotmail.com / coordenacaoacolhearapiraca@gmail.com
Cidade: Arapiraca
Centro de Referência em Reinserção Social e Produtiva Para Dependentes Químicos
Endereço: Rua Capitão Samuel Lins, 124, Farol - Maceió - AL
E-mail: reinsercao.acolhe@gmail.com
Telefone: (82) 3315-3033, (82) 98833-4146
Equipes volantes de atendimento a dependentes químicos
Equipes compostas por assistentes sociais e psicólogos que, em visita domiciliar, oferecem orientação e ajuda às famílias e/ou às pessoas em dependência química sobre as possibilidades de recuperação, prevenção ao uso abusivo de drogas e encaminhamentos junto aos diversos equipamentos que se relacionam com a questão. Também atuam no trânsito dos dependentes e de familiares até as comunidades acolhedoras credenciadas ao Governo do Estado.
Este serviço funciona a partir do contato telefônico gratuito (0800-280-9390), solicitação no próprio Centro de Acolhimento ou através de órgãos municipais ou estaduais parceiros da Seprev.
- CASA DE DIREITOS
Presente em Maceió e Arapiraca, a Casa de Direitos oferece à população o acesso facilitado a direitos fundamentais por meio de núcleos criados para atender a sociedade de forma especializada. Os serviços são voltados para prevenção à violência, garantia de direitos, promoção da cidadania, acesso à Justiça, entre outros.
Os equipamentos contam com o Núcleo de Atendimento ao Trabalhador, o Núcleo de Prevenção e Garantia de Direitos (em Maceió), Núcleo de Justiça Comunitária (NJC), Projeto Cidadão Legal, Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (em Arapiraca), além dos atendimentos da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, do Tribunal de Justiça de Alagoas e do Instituto de Identificação.
Casa de Direitos de Maceió
Endereço: Rua Ten. Cel. Pedro Jerônimo dos Santos, Jacintinho - Maceió - AL (Mirante do Jacintinho)
Telefone: (82) 98804-5062 / 3315-8231
E-mail: casadedireitosdemaceio@gmail.com
Casa de Direitos de Arapiraca
Endereço: Rua Manoel Marcelino, S/N, Itapoã - Arapiraca - AL
E-mail: casadedireitosarapiraca@gmail.com
Telefone: (82) 98752-2261
- PROGRAMA RONDA NO BAIRRO
Atua em perímetros delimitados com patrulhas compostas por um militar da reserva e um da ativa pertencentes à Polícia Militar de Alagoas e/ou ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, além de um civil egresso das Forças Armadas. Estes, por sua vez, atuam nas modalidades a pé, carro, moto e bicicleta, e têm como pilares de serviço a segurança de proximidade, a abordagem social e comunitária, a atenção à população em situação de vulnerabilidade social e a articulação para requalificação de espaços de convivência mútua degradados.
Além das abordagens de proximidade realizadas pelas patrulhas, o programa possui uma equipe de Articulação e Mobilização Social composta por psicólogos e assistentes sociais que são responsáveis pelo reconhecimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos competentes.
Endereço: Avenida Professor Santos Ferraz, 303, Poço - Maceió - AL
Telefone: (82) 98884-4760
E-mail: admrondanobairro@gmail.com
Outros contatos:
Ronda no Bairro Orla - (82) 98884-9043
Ronda no Bairro Centro - (82) 98884-7571
Ronda no Bairro Jacintinho (82) 98884-7539
Ronda no Bairro Benedito Bentes (82) 98884-6993
Ronda no Bairro Abordagem Social (82) 98884-7977
- SUPERINTENDÊNCIA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS (SUMESE)
Tem como premissa atuar como órgão executor da Política de Atendimento Socioeducativo do Estado de Alagoas, em acordo com os preceitos da Constituição Federal de 1988 e de legislações complementares que tratam da criança e do adolescente, em especial o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal nº 8.069/90) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE (Lei 12.594/2012).
O Sistema Socioeducativo de Alagoas possui, atualmente, capacidade de atendimento para 446 adolescentes em 13 Unidades Socioeducativas, sendo uma feminina, duas de semiliberdade, duas provisórias e oito de internação masculina.
O atendimento socioeducativo visa o retorno desses adolescentes à sociedade com dignidade, resgatando os direitos que lhes foram postergados. Nesse ponto, dispõe do programa Pega a Visão, que integra educação, capacitação profissional e oportunidades de trabalho, oferecendo aos adolescentes e jovens que passaram pela medida socioeducativa em Alagoas perspectivas para construir uma nova história de vida, longe do ato infracional. Esse trabalho é conduzido por uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais, advogados, educadores e técnicos, que realizam assistência periódica aos egressos.
Endereço: Avenida Durval de Góes Monteiro, S/N, Tabuleiro do Martins, Maceió - AL
Telefone: (82) 3315-1054
E-mail: sumese@paz.al.gov.br