PÓS-MEDIDA
Seprev apresenta o programa Pega a Visão a prefeitos durante reunião na AMA
Iniciativa oferece acompanhamento a adolescentes e jovens que passaram pelo Sistema Socioeducativo de Alagoas
Everton Dimoni
segunda, 17 de novembro de 2025 às 15h30
106
Vitória Ester Costa
Texto de Everton Dimoni
Fotos de Vitória Ester Costa
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou, nesta segunda-feira (17), de uma reunião com prefeitos, prefeitas e equipes técnicas municipais na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para apresentar o Programa de Acompanhamento aos Adolescentes e Jovens em Pós-Cumprimento de Medida Socioeducativa “Pega a Visão”.
O programa tem como objetivo garantir reinserção social, prevenção à reincidência e promoção do desenvolvimento integral de adolescentes e jovens que saem do Sistema Socioeducativo de Alagoas.
Durante o encontro, a coordenadora do programa, Patrícia Amorim, reforçou a importância da aproximação com os municípios para fortalecer o fluxo de acompanhamento dos jovens após o cumprimento das medidas socioeducativas. A reunião também foi uma oportunidade de fortalecer o engajamento das prefeituras na construção de uma rede de apoio cada vez mais efetiva.
“A apresentação de hoje visou justamente estreitar esse diálogo, mostrar como funciona o programa Pega a Visão e ampliar as articulações para atender nossos jovens no pós-medida. É fundamental que as prefeituras compreendam o papel da rede municipal nesse processo”, explicou Patrícia Amorim.
Atualmente, o Pega a Visão acompanha 51 adolescentes e jovens em fase de reinserção social. O programa oferece acompanhamento psicossocial, cursos profissionalizantes, preparação para o ingresso no mercado de trabalho e outras atividades que visam ampliar o desenvolvimento pessoal e a autonomia dos participantes.
A equipe é composta por assistente social, psicólogo, pedagogo e socioeducador, que atuam de forma integrada ao lado das famílias por um período de 12 meses.
O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, coronel Marcos Sérgio, destacou a necessidade de fortalecer o diálogo com os municípios para garantir a continuidade do cuidado após a conclusão da medida.
“É muito importante que o jovem, ao retornar ao seu território de origem, seja acolhido pela municipalidade. Quando Estado e municípios trabalham juntos, conseguimos quebrar o ciclo da violência e garantir a efetividade do processo socioeducativo”, afirmou.
Experiência
Marcos Sérgio também ressaltou a experiência do Governo de Alagoas no atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei.
“Alagoas tem um legado importantíssimo, que tem sido continuado pelo governador Paulo Dantas, que é de termos alguns dos melhores índices do Brasil na parte de segurança pública. Somos referência em segurança, e o Sistema Socioeducativo de Alagoas é parte integrante desse trabalho”, completou.
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, destacou a responsabilidade conjunta dos municípios na construção de caminhos que rompam o ciclo da violência.
“Os municípios e a AMA estão juntos para fortalecer esse trabalho e garantir que o pós-medida funcione na ponta, com oportunidade, cuidado e responsabilidade”, afirmou o presidente.