DURANTE O FIM DE SEMANA
Ronda presta assistência em atropelamento, apoio à ocorrência no Francês e realiza ações sociais em diferentes regiões
Atendimentos mobilizaram equipes operacionais e sociais do Programa ao longo do fim de semana
Marco Aurélio Mello
segunda, 17 de novembro de 2025 às 16h45
6
Texto de Marco Aurélio Mello
O Ronda no Bairro registrou, ao longo deste fim de semana, uma série de atendimentos operacionais e sociais em diferentes pontos das áreas de atuação do Programa. As equipes de proximidade atuaram em situações envolvendo atropelamento, apoio a ocorrência de trânsito, vulnerabilidade social e atendimento a uma pessoa com transtorno psiquiátrico.
Na Ponta Verde, agentes prestaram assistência a um garoto de 11 anos vítima de atropelamento, nesse domingo (16), enquanto percorria a ciclovia da Avenida Sílvio Viana. A criança foi atingida por um ciclomotor elétrico, cujo condutor fugiu sem prestar socorro e não foi localizado.
Populares que presenciaram o fato acionaram a guarnição do Programa. No local, os agentes isolaram a área e acionaram o Corpo de Bombeiros. De acordo com a equipe de resgate, apesar do garoto não apresentar fraturas aparentes ou hematomas visíveis, ele reclamou de dor na região da cintura pélvica direita, com suspeita de contusão. Após os primeiros atendimentos, foi conduzido ao Hospital Geral do Estado (HGE).
Ainda durante o domingo, no viaduto da Praia do Francês, uma guarnição do Ronda no Bairro prestou apoio ao Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) em uma ocorrência de colisão sem vítimas. O caso ocorreu quando um veículo desviou de uma motocicleta desgovernada, conduzida por um piloto sem capacete que saiu do acostamento de forma inesperada. O motociclista fugiu do local.
Durante o atendimento, os agentes foram surpreendidos por um veículo em alta velocidade, conduzido por uma mulher de 40 anos. A motorista desrespeitou as barreiras de cones e ignorou as sinalizações gestual e luminosa dos quatro agentes, colidindo com a viatura do Programa. Ela foi autuada pelo BPRv.
Também na orla de Maceió, a equipe social do Ronda no Bairro foi acionada por uma guarnição de bicicleta para atender dois jovens em situação de vulnerabilidade na Jatiúca.
O primeiro jovem, que afirmou ser usuário de múltiplas drogas e ter deixado recentemente o sistema prisional, relatou histórico familiar fragilizado e dores intensas na cabeça após uma briga. O segundo jovem, de 19 anos, está em situação de rua há cerca de três anos, com rompimento de vínculos familiares, uso de drogas e quadro gripal. Eles foram encaminhados para a UPA e, após liberação, direcionados à mesma casa de passagem.
Benedito Bentes
No Benedito Bentes, a equipe psicossocial do Ronda no Bairro foi acionada após uma mulher de 37 anos ser encontrada desorientada na Avenida Cachoeira do Mirim. Segundo populares, ela havia ingerido bebida alcoólica junto com medicação controlada e demonstrou resistência em fornecer informações, sendo possível desbloquear o celular apenas após algumas tentativas.
A partir disso, a equipe conseguiu contato com a mãe da paciente, que relatou histórico psiquiátrico e internação prévia no Hospital Portugal Ramalho. Sem condições de buscá-la, a família solicitou apoio, e a mulher foi encaminhada com segurança até o condomínio onde mora, com auxílio de uma guarnição operacional e de um popular identificado como enfermeiro.
Antes de concluir o atendimento, a equipe reforçou com a família as orientações sobre os cuidados necessários, considerando o transtorno psiquiátrico da paciente.