APERFEIÇOAMENTO
Seprev participa do I Simpósio da Escola Estadual de Socioeducação de Alagoas
Evento marca início da formação continuada para profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)
Everton Dimoni
terça, 01 de julho de 2025 às 11h50
6
Vitória Ester Costa
Texto de Everton Dimoni
Fotos de Vitória Ester Costa
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou, nessa segunda-feira (30), do I Simpósio da Escola Estadual de Socioeducação de Alagoas (ESS/AL). A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem como objetivo promover a qualificação contínua dos profissionais que atuam no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) no estado.
O evento marcou o início das atividades da escola, que terá como público-alvo profissionais envolvidos diretamente na execução de medidas socioeducativas em meio aberto e fechado, como assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, socioeducadores, agentes de medidas socioeducativas, advogados, defensores públicos e educadores sociais.
A coordenadora-geral da escola, Dra. Elaine Pimentel, destacou o caráter transformador da iniciativa. “Este é um projeto formativo de grande porte que visa oferecer um atendimento socioeducativo de excelência, reafirmando o papel social da universidade na promoção dos direitos humanos”, destacou a coordenadora.
O reitor da Ufal, professor Dr. Josealdo Tonholo, também enfatizou a necessidade de diálogo contínuo entre os atores da rede de proteção. “Precisamos construir uma agenda permanente de discussão e articulação para fortalecer o atendimento socioeducativo em Alagoas”, pontuou.
Representando a Seprev, o secretário de Gestão Interna, Fernando Holanda, celebrou a implantação da escola e destacou os avanços obtidos pelo Governo do Estado. “A política de socioeducação em Alagoas tem se consolidado com foco na educação, na qualificação profissional e na reinserção social. A criação da ESS representa mais um passo importante na construção de um sistema socioeducativo cada vez mais eficiente e humanizado”, afirmou.
O simpósio também contou com a participação de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual (MPE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de secretarias estaduais como a da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), além de membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e equipes técnicas da Superintendência de Medidas Socioeducativas da Seprev.