GARANTIA DE DIREITOS

Seprev amplia acesso à nova Carteira de Identidade Nacional em Alagoas

Ação itinerante da Casa de Direitos já beneficiou 348 pessoas no mês de abril

Everton Dimoni

quinta, 10 de abril de 2025 às 16h10

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Texto de Everton Dimoni
 

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) tem garantido o acesso da população alagoana a direitos fundamentais por meio da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Com ações itinerantes do projeto Cidadão Legal, a Seprev viabilizou o agendamento de 348 pessoas para a emissão do documento, beneficiando principalmente cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa busca descentralizar os serviços oferecidos na Casa de Direitos de Maceió, levando atendimento direto às comunidades. Entre os dias 03 e 09 de abril, os mutirões contemplaram os bairros Jacintinho, Piabas e Barro Duro, garantindo que mais pessoas tivessem acesso ao documento essencial.

A assessora especial da Superintendência de Prevenção à Violência, Amanda Lima, reforça a importância da iniciativa. “O intuito é ajudar a população mais vulnerável, que muitas vezes não tem acesso a direitos básicos, como documentação. A Seprev leva esse serviço até a comunidade e facilita o acesso dessas pessoas à documentação básica, permitindo que elas possam usufruir de outras políticas públicas, como os serviços de saúde, por exemplo”, explica.

Para a realização das emissões, a Seprev conta com a parceria do Instituto de Identificação de Alagoas, uma das maiores redes informatizadas de postos de emissão de carteira de identidade do Brasil.

Amanda Lima explica que o processo é realizado em três etapas para otimizar o atendimento. Primeiramente, as equipes vão até a comunidade para realizar o agendamento. Depois, o cidadão precisa comparecer apenas uma vez à Casa de Direitos para a coleta da digital e foto.

Por fim, a entrega do documento ocorre na própria comunidade. “Ao invés da pessoa vir três vezes à Casa de Direitos, precisará vir só uma. Com isso o Governo do Estado busca garantir acesso à documentação básica e fortalecer a inclusão social para a população mais vulnerável”, ressalta a assessora.

Agendamento em Maceió e Arapiraca

Para quem precisa agendar a emissão da carteira de identidade, o atendimento também pode ser feito diretamente na Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante do Jacintinho, ou pelo número (82) 98727-7152.

Em Arapiraca, a Casa de Direitos também conta com um núcleo do projeto Cidadão Legal e fica localizada na Rua Manoel Marcelino, S/N, Itapoã; o telefone é o (82) 98752-2261.

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