PREVENÇÃO
Quase 15 mil alunos de AL foram alcançados com ações de combate ao bullying da Seprev
Palestras de conscientização já contemplaram 14 municípios do estado
Everton Dimoni
segunda, 20 de outubro de 2025 às 16h05
6

Texto de Everton Dimoni
O dia 20 de outubro marca o Dia Mundial de Combate ao Bullying, uma data que reforça a importância do respeito e da tolerância, especialmente no ambiente escolar. Aproveitando a ocasião, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) destaca o trabalho de conscientização realizado por meio de palestras sobre combate ao bullying e prevenção à violência, que já alcançaram quase 15 mil estudantes da rede pública de ensino em 14 municípios alagoanos.
O professor Cássio Costa, coordenador do projeto, alerta que o bullying ainda é uma prática preocupante. “Apesar dos avanços nas discussões sobre respeito e diversidade, comportamentos discriminatórios e agressivos ainda acontecem com frequência em escolas e agora se ampliam com o cyberbullying. Nós buscamos conscientizar os mais jovens sobre esse tema tão urgente”, afirmou.
As palestras têm como objetivo promover um ambiente escolar mais seguro e saudável, que se estende para a família e a comunidade. A equipe multiprofissional, formada por psicólogos, assistentes sociais e educadores, desenvolve um trabalho integrado de conscientização, abordando, além do bullying, temas como depressão, combate ao uso de drogas, prevenção à gravidez na adolescência e saúde mental.
“Os temas apresentados são extremamente relevantes para o público em idade escolar. Por meio de uma conversa direta com os alunos, conseguimos sensibilizá-los sobre várias questões fundamentais para essa fase da vida”, explica o coordenador.
A presença da Seprev nas escolas também permite que os alunos compartilhem experiências, possam desabafar sobre conflitos pessoais e recebam orientação especializada. Quando necessário, os casos são encaminhados à equipe escolar ou ao programa Coração de Estudante, iniciativa do Governo do Estado que oferece suporte psicossocial a alunos da rede estadual.
“É um trabalho contínuo, que ajuda crianças e adolescentes a entenderem que o bullying é coisa séria e que o respeito ao outro é fundamental. A gestão do secretário Ricardo Dória tem fortalecido essas ações, garantindo que as equipes estejam sempre nas escolas”, concluiu Cássio Costa.