Projeto Despertar mobiliza centenas de pessoas em ação de prevenção à violência
Iniciativa trabalhou temática de combate à violência com estudantes, professores, funcionários e famílias em regiões vulneráveis da capital
segunda, 04 de dezembro de 2017 às 16h55
160

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu durante os últimos três meses capacitações em seis territórios escolares sobre prevenção à violência, drogas e as consequências da dependência química. A ação faz parte do projeto Despertar e mobilizou mais de 300 pessoas entre estudantes, professores, funcionários de escolas e famílias, que se tornaram disseminadores da paz.
“O intuito do projeto é articular e conscientizar sobre a importância de compreender a violência atrelada às drogas como uma expressão da questão social, tendo o compromisso de aprofundar uma reflexão crítica acerca da temática, dando visibilidade à realidade vivenciada na comunidade escolar”, destacou a secretária de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt.
Com exibição de vídeos, palestras e rodas de conversas, o projeto discutiu a questão da segurança dentro das escolas, abordagem em sala de aula a aluno que está sob o uso de psicoativos e sobre ausência dos responsáveis dos alunos na escola.
“O projeto Despertar possibilitou, ainda, uma articulação entre as secretarias de Educação e de Prevenção à Violência a fim de potencializar um diálogo ético e compromissado com a comunidade escolar e suas realidades sociais”, explicou o gerente de Reinserção Social da Seprev, Márcio Santos.
Tendo como facilitadoras as técnicas assistentes sociais da Seprev Taciana Martins Padilha, Taysa Chrystina Constant e Sandra Leite, o Despertar mobilizou as escolas estaduais Guiomar de Almeida Peixoto, da Ponta Grossa, Professor Theonilo Gama, do Jacintinho, Pastor José Tavares de Souza, do Benedito Bentes, Professora Gilvana Ataide Cavalcante Cabral, da Santa Lúcia, Nenoi Pinto, do Clima Bom e a escola municipal Professora Hevia Valeria Maia Amorim, do Village Campestre II, nos meses de setembro, outubro e novembro.
Ações