ALAGOAS AVANÇA

Paulo Dantas sanciona lei que institui política Corações da Paz em Alagoas

Iniciativa visa reduzir a vulnerabilidade social com espaços que vão aproximar os serviços do Estado em áreas carentes

Everton Dimoni

terça, 22 de julho de 2025 às 16h25

19

Thiago Sampaio

Texto de Everton Dimoni

Foto de Thiago Sampaio

O governador Paulo Dantas sancionou, nessa segunda-feira (21), a Lei nº 9.619/2025, que institui oficialmente a política pública Corações da Paz, uma iniciativa voltada à prevenção da violência, garantia de direitos, inclusão social e fortalecimento da cidadania em comunidades vulneráveis. A nova legislação foi publicada na edição desta terça-feira (22) o Diário Oficial do Estado.

A política Corações da Paz estabelece um modelo de articulação entre diversos órgãos e secretarias do Estado, com foco na prevenção social da violência, geração de oportunidades e fortalecimento dos vínculos comunitários. Coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a proposta prevê investimentos da ordem de R$ 100 milhões e a construção de 10 unidades em Alagoas.

Quatro dessas unidades serão implantadas em Maceió, nos bairros do Trapiche da Barra, Vergel do Lago, Jacintinho e Benedito Bentes. Outras seis serão construídas nos municípios de Marechal Deodoro, Arapiraca, Santana do Ipanema, Rio Largo e São Luís do Quitunde.

“Com os Corações da Paz, o Estado estará presente onde a população mais precisa, indo além da segurança pública tradicional. Queremos garantir inclusão, oportunidades reais e soluções pacíficas para os conflitos do dia a dia, impactando diretamente a vida do cidadão alagoano”, destacou o governador Paulo Dantas.

Cada Complexo Comunitário Corações da Paz será composto por três blocos. O primeiro contará com espaços para capacitação, cultura e cidadania, com salas multiuso, biblioteca, auditório, laboratórios técnicos e de informática, sala de dança e áreas colaborativas para oficinas, cursos profissionalizantes, atividades culturais e ações de promoção à saúde e ao bem-estar.

O segundo bloco será destinado ao atendimento direto à população, com serviços essenciais como emissão de documentos (RG, CNH, certidões), regularização de nome social, carteiras para idosos, pessoas com deficiência e autistas, além de espaços dedicados à Secretaria do Trabalho, Mediação de Conflitos, CRAD, CPDI e outros.

O bloco 3 abrigará área administrativa, com salas de coordenação, copa, vestiário e alojamento para a equipe de segurança.

A governança da política contará com três instâncias principais: o Conselho Gestor, a Câmara Técnica Intersetorial e a Rede Local de Cidadania, que serão regulamentadas por decreto. A política será conduzida de forma integrada com outras pastas, como Saúde, Educação, Cultura, Desenvolvimento Social e Segurança Pública.

Para o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, é essencial investir em políticas que unam diferentes áreas e tenham impacto concreto na vida das pessoas.

“O Corações da Paz mostra que segurança também se faz com respeito, cuidado, cidadania e oportunidades. A ideia é transformar vidas de verdade, com ações que chegam aos cidadãos, nas famílias e nas comunidades”, afirmou Ricardo Dória.


Últimas Notícias