Familiares de socioeducandos participam de confraternização do Projeto Florescer

Ação da Seprev é realizada uma vez no mês para aproximar parentes do processo de medidas socioeducativas

quarta, 07 de dezembro de 2016 às 00h00

121

Foi cantando o hino do Projeto Florescer, que pede por mais respeito, amor, educação, harmonia, alegria e outros sentimentos bons, que as famílias dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas lotaram, nesta quarta-feira (7), o auditório da Faculdade Raimundo Marinho. 

O encontro é fruto do cronograma de aproximação com os familiares, implantado pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da sua Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese). A ação visa ainda estimular os trabalhos entre o Estado e as famílias dos socioeducandos.

Segundo o titular da Seprev, Jardel Aderico, o encontro é importante para fortalecer o elo entre a instituição e as famílias. “A família é um dos pilares mais importantes para mudança dos jovens. Elas precisam participar ativamente deste processo de socioeducação e, principalmente, estar preparadas emocionalmente para receber os seus filhos no final da medida, auxiliando na facilitação da reinserção social”, enfatizou.

Atualmente, cerca de 30 famílias recebem orientação sobre a participação familiar no processo de socialização dos jovens. Uma vez no mês, a equipe técnica do Projeto Florescer, formada por médicos, psicólogos e assistentes sociais, promove os encontros. 

No encontro deste mês, em especial às comemorações de Natal e Ano Novo, os participantes puderam prestigiar uma apresentação do novo coral formado pelas adolescentes da Unidade de Internação Feminina (UIF) e momentos de reflexão sobre a vida.

Para o secretário-executivo da Seprev, Cloves Benevides, o momento é ideal para refletir sobre o papel da família e a importância de se fazer presente na vida do outro. “O nome deste projeto é muito interessante. Mas, o importante mesmo é a gente assimilar ele e passar a florescer coisas boas: amor, alegria e esperança de um futuro melhor”, disse.

As reuniões do Projeto Florescer acontecem nas últimas quartas-feiras de cada mês, na Faculdade Raimundo Marinho, no Tabuleiro do Martins, em Maceió.

“O propósito é que a família se aproxime do procedimento da medida dos jovens. É um momento para apresentarmos o que é feito dentro das unidades e de confraternização. O período em que os jovens estão nas unidades é bastante delicado para a família e o Florescer ajuda a quebrar um pouco estes paradigmas”, garantiu a gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno.


Últimas Notícias