Especialista aponta Alagoas como referência nacional em prevenção à violência
Doutor Luis Flávio Sapori é mineiro e especializado em Sociologia do Crime e da Violência
sexta, 02 de dezembro de 2016 às 00h00
287

O especialista em sociologia do crime e da violência, o doutor Luis Flávio Sapori, veio de Minas Gerais, nesta quinta-feira (01), para Alagoas com a finalidade de conhecer de perto as ações inovadoras desenvolvidas pelo Governo do Estado para prevenir a violência.
Durante sua visita em Maceió, Luis Flávio Sapori conheceu os serviços e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
Sapori destacou como impressionante os resultados obtidos em Alagoas com a redução da criminalidade e da taxa de homicídios. “O estado era tido como um lugar em estado terminal quando o assunto era violência urbana, mas mostrou para todo o país como é possível dar a volta por cima com uma política eficiente de segurança pública”, disse.
Para Sapori, além do fortalecimento da segurança pública em geral, o que mais chama a atenção em Alagoas é a forma como a qual o Estado está construindo a sua política de prevenção à violência. “Tem fatores muito interessantes neste processo, mas principalmente o que está sendo decisivo é o papel do governador Renan Filho que, sabiamente, assumiu o compromisso com a prevenção social e com a participação comunitária de forma a atingir, principalmente, os fatores de risco que geram a violência”, destacou o especialista.
E concluiu: “Alagoas para mim está nos mostrando que é possível fazer diferente e unir a repressão qualificada com uma forte atuação de prevenção na base da violência. Isso vai tornar o estado no maior case de prevenção social à violência do país”, afirmou Luis Flávio Sapori.
Luis Flávio Sapori possui doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ. Foi secretário adjunto de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, no período de janeiro de 2003 a junho de 2007.
Atualmente, Sapori é professor do curso de Ciências Sociais e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (CEPESP) da PUC Minas. Ele também é autor dos livros: “Segurança Pública no Brasil - Desafio e Perspectivas” (Editora Fundação Getulio Vargas, 2007); “Crack, um desafio social” (Editora PUC Minas, 2010); e “Por que cresce a violência no Brasil?” (Editora PUC Minas, 2014).