OPORTUNIDADE
Adolescentes em medidas socioeducativas são preparados para o mercado de trabalho
Iniciativa da Seprev será ampliada para todas as unidades de internação em Alagoas
Everton Dimoni
sexta, 13 de junho de 2025 às 15h35
108
Vitória Ester Costa

Texto de Everton Dimoni
Fotos de Vitória Ester Costa
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu a capacitação de 11 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Alagoas. A ação, desenvolvida por meio do programa pós-medida Pega a Visão, ofereceu formação voltada à inserção no mercado de trabalho, com foco em empregabilidade e empreendedorismo.
A capacitação contemplou temas como definição de metas, planejamento financeiro, elaboração de currículos, postura em entrevistas, inteligência emocional, relacionamento interpessoal e noções de empreendedorismo. O conteúdo foi planejado e executado pela equipe técnica da Seprev, com o objetivo de ampliar as perspectivas desses jovens e incentivá-los a construir novas trajetórias de vida.
Segundo a coordenadora de Inserção da Seprev, Clívia Fernandes, a iniciativa foi além das habilidades técnicas. “Nosso principal propósito foi provocar uma mudança de mentalidade nos adolescentes, incentivando-os a acreditar em seu potencial e enxergar novas possibilidades para o futuro. Saímos com a certeza de que eles concluíram o curso com um olhar transformador sobre si mesmos e sobre o mundo do trabalho”, afirmou.
A coordenadora destaca ainda que os jovens capacitados passam a integrar um banco de talentos, que vai facilitar o acesso a oportunidades profissionais. A intenção é que a ação seja estendida a todas as unidades de internação do estado, fortalecendo a política de ressocialização e prevenção à reincidência infracional.
Para os socioeducandos, o curso trouxe ensinamentos valiosos para o ingresso na vida profissional. “A qualificação foi uma porta aberta para novas oportunidades. Aprendemos como nos posicionar no ambiente de trabalho, nas entrevistas de emprego, tudo com ensinamentos teóricos e práticos que nos ajudarão a ingressar no mercado de trabalho”, comentou um participante.
A pedagoga Bruna Camilo também destacou o impacto positivo da iniciativa no processo de autoconhecimento e valorização pessoal dos adolescentes. “Além dos conhecimentos específicos, eles conheceram histórias de outros adolescentes que passaram pela medida socioeducativa e hoje atuam em grandes empresas ou montaram o próprio negócio. Foi inspirador”, afirmou a pedagoga.
Pega a Visão
Coordenado pela Seprev, o programa Pega a Visão conta com uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, assistente social, advogado, educador social e técnico, que realiza o acompanhamento periódico de adolescentes e jovens que concluíram a medida socioeducativa, viabilizando o acesso a cursos profissionalizantes e projetos inovadores.
Por meio da qualificação profissional e do preparo para o mercado de trabalho, a iniciativa promove o rompimento dos ciclos de violência e contribui para a prevenção à reincidência infracional, colaborando diretamente para a construção de uma sociedade mais justa e segura.