Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 FEVEREIRO Socioeducandos serão beneficiados com cursos profissionalizantes do IFAL
12/02/2020 - 11h23m

Socioeducandos serão beneficiados com cursos profissionalizantes do IFAL

Instituto Federal de Alagoas já está em processo interno de organização para materializar a parceria

Socioeducandos serão beneficiados com cursos profissionalizantes do IFAL

o

Adolescentes e jovens adultos que cumprem medidas socioeducativas em Unidades de Internação de Alagoas serão beneficiados com cursos profissionalizantes e de formação inicial ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A parceria é resultado do projeto Aprendizado na Medida, proposto pelos Ministérios Públicos Estadual (MPE/AL) e do Trabalho (MPT) para o desenvolvimento desse tipo de atividade junto ao sistema socioeducativo.

Na manhã desta terça-feira (11), uma equipe formada por representantes do IFAL e do MPE/AL fez a primeira visita de reconhecimento ao Complexo de Unidade de Internação, situado no bairro do Tabuleiro do Martins, para conhecer as unidades socioeducativas e conversar com os socioeducandos para entender quais serão os cursos mais interessantes e que terão o maior engajamento do público.

Durante a visita, a pedagoga de Extensão do IFAL, Verônica Lopes, parabenizou a gestão das Medidas Socioeducativas em Alagoas, coordenadas pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), pelo trabalho de atenção aos adolescentes privados de liberdade e falou que o Instituto Federal já está em processo interno de organização para materializar a parceria.

“O IFAL, como uma instituição pública federal de ensino, vem contribuir em sua função social para atender também a essa demanda. Nós vamos buscar a sensibilização junto aos servidores da nossa instituição para ofertar capacitações que possam direcionar esses jovens para o mercado de trabalho e oferece-los uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

No hall de vocações de cada campi, estão cursos profissionalizantes como agropecuária, processamento de alimentos, mecânica, entre outras capacitações nas áreas da saúde e das artes. Para a superintendente de Medidas Socioeducativas, Denise Paranhos, esta é uma parceria muito positiva para a socioeducação.

“Nós vamos preparar esses adolescentes para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente, e ajudá-los a retornar à sociedade aptos a construir uma vida digna e de sucesso. Com certeza, essa parceria nos trará muitos resultados positivos”, comentou a superintendente.

A promotora de Justiça Marília Cerqueira, que atua junto ao sistema socioeducativo, ressalta que o projeto Aprendizado na Medida contará também com o apoio de instituições do “Sistema S”, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que já se comprometeu em oferecer cursos profissionalizantes de horticultura, corte e costura e culinária nas unidades de internação, o Serviço Nacional de Aprendizagem no Comércio (SENAC), o Serviço Nacional de Aprendizagem na Indústria (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (SENAT), que irão ofertar cursos em suas áreas de atuação.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

 

null

Portal da Transparência