Unidade de Internação Feminina realiza atividades inerentes ao Dia Internacional da Mulher
Ação tem o objetivo de elevar a autoestima e promover a integração e a ressocialização das adolescentes
quarta, 11 de março de 2020 às 00h00
296
O Dia Internacional da Mulher será comemorado durante todo o mês de março na Unidade de Internação Feminina (UIF), em Maceió. A programação iniciou na última sexta-feira (6) e segue até o fim do mês com atividades de lazer, embelezamento, apresentações musicais, concurso de beleza e palestras sobre empoderamento feminino, autoconfiança, o papel da mulher no mercado de trabalho, entre outros temas relevantes.
A ação é parte do plano educacional da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e busca elevar a autoestima e promover a integração e a ressocialização das adolescentes e jovens adultas que, por alguma razão, entraram em conflito com a lei.
A advogada preta Kandysse Melo abriu o ciclo de palestras com uma exposição sobre os desafios da mulher negra e os princípios do empoderamento feminino, esclarecendo questões importantes sobre equidade de gênero, efetivação de direitos e realização pessoal. Kandysse, que também é ialorixá, falou ainda sobre as religiões de matriz africana e a importância da educação inclusiva no combate ao preconceito e na superação das dificuldades.
“Quando essas adolescentes descobrem que são capazes de vencer as barreiras que às foram impostas, elas passam a acreditar mais em si e despertam naturalmente a vontade de melhorar, de se qualificar através do estudo e da profissão. Isso contribui incrivelmente para que elas mudem de vida, criem novas perspectivas para o futuro e não voltem a delinquir”, afirmou.
Para a adolescentes K.T.S., de 16 anos, os eventos têm integrado ainda mais as adolescentes e contribuído para a formação cidadã de cada participante. Ela diz que se sente inspirada e preparada para tomar decisões que irão impactar positivamente a sua vida e lhe garantir um futuro melhor.
“Nós mulheres temos competência para conquistarmos qualquer coisa que desejarmos, pois, toda vitória é possível através da atitude correta. Não quer dizer que será fácil, mas precisamos ser fortes e erguer a cabeça para seguir a jornada do bem”, declarou a adolescente.
A superintendente de Medidas Socioeducativas, Denise Paranhos, enfatiza que ações de conscientização como as deste mês têm uma projeção muito forte, capaz de mudar completamente a vida dessas garotas. “A ideia é despertar nas nossas adolescentes uma visão contemporânea do que é ser mulher e celebrar juntamente com elas este privilégio”, declarou Denise.