PREVENÇÃO

Unidade de Internação Feminina promove campanha Setembro Amarelo

A programação alusiva ao mês de prevenção ao suicídio contempla adolescentes e equipe técnica da unidade

terça, 21 de setembro de 2021 às 16h00

690

Texto de Everton Teixeira

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida que tem sido organizada e difundida nacionalmente, desde 2014. Considerando a relevância do tema, a Unidade de Internação Feminina (UIF), que atende adolescentes e jovens adultas em cumprimento de medidas socioeducativas, está promovendo uma campanha voltada para a conscientização sobre saúde mental.

Monysy Sarmento, psicóloga da unidade, ressalta que a programação contempla não só as adolescentes, mas também toda equipe técnica da unidade. “Para isso estão sendo realizadas ações diversas, como rodas de conversa, confecção de material sobre o tema, caixinha de mensagens positivas, exposição de vídeos informativos, além de atividades lúdicas, como dinâmicas de grupo, paródias e encenação”, comenta.

Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano e estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio. No Brasil, o número de casos ultrapassa a marca dos 13 mil por ano, podendo ser bem maior em decorrência das subnotificações.

“Temos percebido que o número de pessoas que cometem suicídio tem crescido e precisamos chamar a atenção para a importância de pedir ajuda profissional. O tema ainda é um tabu, mas saúde mental importa e precisamos dar a devida atenção a ela”, alerta a psicóloga.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias