Turistas são orientados sobre violência sexual contra crianças e adolescentes
Seprev realiza ações de conscientização durante toda a semana com objetivo de estimular denúncias deste tipo de crime
terça, 14 de maio de 2019 às 00h00
184
Texto de Géssika Costa
Fotos de Vítor Beltrão
Quem passou nesta terça-feira (14) pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, na parte alta da capital alagoana, recebeu orientações da campanha “Pare: eu não sou seu brinquedo”, promovida pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
A campanha integra o calendário de atividades educativas que vai até o próximo sábado (18) e tem o objetivo de levar informações sobre o enfrentamento à exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes em Alagoas.
Com panfletos e outros materiais educativos, os técnicos da Seprev fixaram nos murais de aviso e pilastras do local folders e abordaram turistas, funcionários e transeuntes.
Entre pousos e decolagens e com um uma média de 2,2 milhões de passageiros por ano, o superintendente da Infraero em Alagoas – responsável pela administração do Aeroporto – Adilson Pereira, ressalta a importância da iniciativa.
“Esse tipo de ação é fundamental em qualquer ambiente e aqui no aeroporto é ainda mais oportuna a promoção dessa campanha. Na chegada em Alagoas, por exemplo, as pessoas já tomam conhecimento de que aqui temos preocupação com esse tema. Somos a porta de entrada da cidade e não poderia ser diferente”, destacou.
A supervisora de Planejamento e Articulação Intersetorial da Política da Criança e do Adolescente da Seprev, Adriana Oliveira, falou que o combate do problema precisa da participação de toda a sociedade. “Conseguimos atingir quem está chegando e quem está em trânsito e isso é importante porque todos nós somos e precisamos ser responsáveis para enfrentar esse problema. Outro ponto importante da ação do Aeroporto é o alerta para o tráfico dessas vítimas para fins de exploração sexual”, lembrou.
Enquanto esperava na área de desembarque o filho que voltava de uma viagem de Rondônia, José Fernando acompanhou a ação e parabenizou a campanha realizada no local. “Eu acho que isso tem que ser feito não só no aeroporto como em outros ambientes de grande circulação para alertar as pessoas sobre a importância da denúncia e assim proteger as nossas crianças e adolescentes”, disse.