Socioeducandos são orientados sobre educação ambiental e coleta seletiva

Palestra apresentou caminhos para conservar a natureza, gerar renda e reduzir os impactos ao meio ambiente

sexta, 26 de julho de 2019 às 00h00

238

Texto e Fotos de Everton Dimoni

A Secretaria de Estado Prevenção à Violência (Seprev), em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), promoveu uma palestra sobre educação ambiental e coleta seletiva na manhã desta sexta-feira (26). A exposição aconteceu no espaço multieventos do Complexo de Unidades de Internação e foi destinada a servidores e socioeducandos.

Na oportunidade, os participantes aprenderam mais sobre gestão adequada de resíduos, reciclagem, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. A iniciativa da Seprev buscou encorajar o consumo consciente e a conduta responsável dos seus envolvidos, efetivando a atenção do Governo de Alagoas sobre a questão.

A palestra foi ministrada pela engenheira ambiental e sanitarista Júlia Ribeiro, que alertou o público para a importância da educação ambiental, apresentando alguns caminhos para conservar a natureza saudável, gerar renda e reduzir os impactos causados pelo homem ao meio ambiente a curto, médio e longo prazos.

“É importante a população entender que tem responsabilidade sobre os resíduos que produz e que existem consequências para as nossas ações. Por isso, buscamos mostrar porque não devemos jogar lixo na rua, e apresentar as alternativas seguras de descarte que temos a nossa disposição”, explicou.

Cerca de 40 adolescentes, entre 14 e 17 anos, que cumprem medidas socioeducativas nas Unidades de Internação acompanharam a palestra com atenção. A adolescente M.V.V.S, que tem 17 anos, falou sobre a importância do consumo consciente e sugeriu alternativas de reutilização de materiais.

“Além da reciclagem industrial, muitos materiais, como garrafas, potes e latas, podem ser utilizados no artesanato, o que melhora até o ambiente onde a gente vive. Em nossa unidade, por exemplo, recebemos garrafinhas que, após o uso, doamos para um senhor que encaminha para reciclagem; nós até já estamos com a ideia de fazer uma horta, utilizados esses recipientes como vasos para as plantas”, comentou.

A palestra marcou um momento muito oportuno que é o início da preparação dos socioeducandos de Alagoas para o 5º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), que este ano traz o tema: “Defender direitos, evitar desastres: Como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”. Os adolescentes da Sumese, inclusive, conquistaram a primeira colocação do estado nas duas últimas edições do concurso.

Álbum de Imagens


Últimas Notícias