Socioeducandos interpretam a Paixão de Cristo e recriam os últimos momentos de Jesus na terra

O espetáculo foi apresentado no Complexo Socioeducativo para uma plateia formada por servidores, familiares e visitantes

Everton Dimoni

quarta, 05 de abril de 2023 às 19h55

613

Vitor Beltrão

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitor Beltrão

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em unidades de internação de Alagoas interpretaram a Paixão de Cristo nesta quarta-feira (5), em celebração à Semana Santa, recriando os últimos acontecimentos do ministério de Jesus na terra. O espetáculo foi apresentado no Complexo Socioeducativo, no bairro do Tabuleiro do Martins, para uma plateia formada por servidores, familiares e visitantes.

Messias Peixoto, educador social responsável pela oficina de teatro, explica que o espetáculo busca motivar a interação social e a cooperação entre os socioeducandos, preparando-os para a vida em liberdade.

“Este é o terceiro ano que executamos a peça e, mesmo com poucos ensaios, os adolescentes mostraram disciplina e comprometimento com a atividade em grupo, surpreendendo a todos com uma atuação impecável. É um momento de muita emoção, tanto pela mensagem que foi transmitida, quanto pelo empenho dos nossos adolescentes para esta realização”, disse o educador.

O socioeducando K.S., de 17 anos, deu vida ao personagem de Jesus Cristo e comoveu o público ao reproduzir os passos do Messias pela Via-Crúcis até o sacrifício na cruz do Calvário. Para o adolescente, a mensagem de transformação pregada por Jesus é uma inspiração para sua vida pessoal.

“É interessante participar de uma atividade como esta, uma vez que eu tomo o exemplo e os ensinamentos de Jesus para minha vida. Hoje, acredito que o tempo passado na medida socioeducativa é um momento para refletirmos sobre nossas escolhas e uma oportunidade de mudança pessoal”, comentou o adolescente.

Coordenado pela Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o Sistema Socioeducativo de Alagoas desenvolve um trabalho transformador na vida de adolescentes e jovens em conflito com a lei. Para a encenação da Paixão de Cristo, foi mobilizado o setor pedagógico da Supervisão de Esporte, Cultura e Lazer da Sumese, além das equipes técnicas e de segurança.

Para a gerente de Desenvolvimento Integral da Superintendência, Cássia Moreno, a apresentação é um meio didático para mostrar aos jovens que eles têm potencial e que são capazes de mudar de vida e seguir no caminho do bem, após a conclusão da medida.

“A Páscoa traz uma mensagem de renovação e o ensinamento de que os nossos adolescentes são capazes de se aperfeiçoar. Eles se integram, participam dos ensaios, assumem o compromisso, e tudo isso é fundamental para a vida lá na frente. Esse é o trabalho pedagógico integrado da Sumese, pelo qual resgatamos os adolescentes e estimulamos essa transformação para que eles possam se reerguer e caminhar na construção de uma nova vida”, afirmou Cássia Moreno.

Álbum de Imagens


Últimas Notícias