INSPIRAÇÃO

Socioeducandos conhecem a história do esporte alagoano em visita ao Estádio Rei Pelé

O esporte é considerado um elemento importante na preparação desses adolescentes para a vida em sociedade

Everton Dimoni

sexta, 17 de março de 2023 às 18h45

505

Vitor Beltrão

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitor Beltrão

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Masculina Extensão 3 (Uime 3) tiveram a oportunidade de visitar, o Estádio Rei Pelé nesta sexta-feira (17) e conhecer mais sobre a história do esporte alagoano. A atividade foi viabilizada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), juntamente com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).

Na visitação guiada, os socioeducandos percorreram todo o complexo esportivo do Rei Pelé, que inclui o Museu dos Esportes, Hall da Fama, Memorial Rainha Marta, vestiário e, claro, o famoso gramado do Trapichão, que tem capacidade para receber mais de 20 mil torcedores e já sediou grandes clássicos e campeonatos dos circuitos nacional e internacional.

“A visita foi muito interessante, pois nos permitiu conhecer o Estádio Rei Pelé de uma forma completamente diferente. Antes, a gente só vinha para cá assistir aos jogos e, agora, estamos conhecendo o estádio de ponta a ponta. Agradeço muito a oportunidade”, comenta o socioeducando C.A.S., de 17 anos.

Além da estrutura presente no estádio, os adolescentes conheceram a história de grandes estrelas do esporte alagoano, como a jogadora Marta, Roberto Firmino, William Souza, Aloísio Chulapa, Maurício Borges, entre outros. Para C.A.S., que já participou de competições na categoria de base, a visita ao Rei Pelé emociona e inspira novos sonhos.

“Poderia ser eu jogando naquele campo, mas, quem sabe, no futuro. Eu já joguei futebol de várzea e tenho o sonho de jogar aqui nesse estádio. Com fé em Deus, um dia serei eu a jogar aqui mostrando o meu talento”, completou.

Otávio Rego, superintendente de Medias Socioeducativas da Seprev, ressalta a importância do esporte para o desenvolvimento pessoal e a reintegração social dos adolescentes que, por algum motivo, vieram a conflitar com a lei.

“Acreditamos no caráter pedagógico e no potencial transformador do esporte, pois é um importante elemento na preparação desses jovens para a vida em sociedade. O esporte aumenta a cooperação e a socialização entre eles, além de desenvolver o espírito de liderança, o respeito e a disciplina. A visita de hoje buscou ampliar o olhar dos nossos adolescentes sobre a prática esportiva e trabalhar a sua perspectiva sobre a socialização”, afirmou.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias