NAPI

Seprev viabiliza transferência de idoso para Instituição de Longa Permanência

Aos 64 anos, seu Manoel precisa de cuidados em tempo integral por causa da mobilidade reduzida

Everton Dimoni

sexta, 18 de fevereiro de 2022 às 15h10

880

Texto Everton Dimoni

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (NAPI) da Casa de Direitos de Maceió, viabilizou, na manhã desta sexta-feira (18), a transferência de um idoso, de 64 anos, para uma Instituição de Longa Permanência após a família informar que não tinha condições de prestar o atendimento necessário ao idoso. Morador do bairro da Santa Lúcia, em Maceió, seu Manoel precisa de cuidados em tempo integral por causa da mobilidade reduzida.

Segundo a assistente administrativa do NAPI em Maceió, Karoline Moura, o caso do seu Manoel chegou ao NAPI por demanda espontânea, quando o filho do idoso procurou a Casa de Direitos para informar que não estava recebendo a assistência necessária das irmãs nos cuidados com o pai. Ele justificou que trabalha durante todo o dia e muitas vezes o idoso não tinha com quem ficar, permanecendo em casa sem os cuidados básicos indispensáveis.

“O NAPI entrou em contato com as irmãs e marcou uma audiência de mediação na Casa de Direitos para delimitar a participação de cada filho nos cuidados do seu Manoel. Porém, com o passar do tempo, os cuidados voltaram a ser um problema, pois a filha que tinha maior disponibilidade começou a trabalhar nos dois horários e o idoso, que é acamado e precisa de cuidado em período integral, mas uma vez ficou sem a assistência”, conta Karoline.

Como nenhum dos filhos possuía disponibilidade para cuidar do seu Manoel, a psicóloga do NAPI realizou o atendimento domiciliar com o idoso para avaliar juntamente com ele a possibilidade de internação voluntária em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), onde ele teria a assistência integral com profissionais qualificados. E seu Manoel aceitou de prontidão.

“Após a decisão do idoso, o Núcleo iniciou a busca ativa junto a Instituições de longa Permanência até conseguir uma vaga na instituição para idosos Amigos em Ação. Em menos de uma semana, o seu Manoel já está de casa nova e recebendo todos os cuidados necessários”, disse a coordenadora.

NAPI

O Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa é coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência e tem o objetivo de acolher e acompanhar o idoso vítima de violência, realizando a fiscalização de sua qualidade de vida, mediação e conciliação de conflitos, além do encaminhamento de demandas jurídicas em convênio com a Defensoria Pública do Estado de Alagoas. O equipamento também promove o tratamento e o acompanhamento social e psicológico clínico domiciliar, quando necessário.

O NAPI funciona na Casa de Direitos de Maceió, no mirante do Jacintinho, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (82) 98727-7152, que também funciona como WhatsApp.

Álbum de Imagens


Últimas Notícias