REINSERÇÃO SOCIAL

Seprev viabiliza entrega de cadeira de rodas elétrica a dependente químico em recuperação

Luiz Carlos Gomes, de 37 anos, perdeu o movimento das pernas em uma disputa por drogas

Everton Dimoni

sexta, 18 de março de 2022 às 11h45

Vitor Beltrão

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitor Beltrão

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Centro de Reinserção Social, viabilizou a entrega de uma cadeira de rodas elétrica para um dependente químico em recuperação assistido pelo programa. A entrega aconteceu nesta quinta-feira (17) na Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL), no bairro do Farol, em Maceió.

O ex-acolhido Luiz Carlos Gomes tem 37 anos e boa parte de sua história foi marcada pela vulnerabilidade e a violência. Por causa do vício em crack, ele quase perdeu a vida em uma disputa por drogas, mas acabou alvejado na região da coluna e perdeu o movimento das pernas. A situação o levou a procurar ajuda para abandonar o vício e ele concluiu o tratamento com êxito na Comunidade Acolhedora Rosa Mística, em União dos Palmares.

“Minha vida foi muito sofrida. Perdi meu pai, minha mãe e depois disso acabei entrando pro mundo das drogas. Em uma situação com um suposto amigo levei oito tiros e recebi a triste notícia que ficaria paraplégico. É uma dor que sofro até hoje, mas Deus tinha um propósito na minha vida e eu sou grato por que tive uma segunda chance”, conta Luiz.

As limitações na mobilidade não restringiram sua vontade de mudança. Luiz Carlos concluiu o Ensino Fundamental através do programa Vêm Que Dá Tempo, do Governo do Estado, e é a primeira pessoa com deficiência física a finalizar um curso no Centro de Reinserção Social, equipamento da Seprev que promove a recolocação de dependentes químicos no mercado de trabalho. Agora com a cadeira de rodas elétrica, ele terá ainda mais autonomia para desenvolver suas atividades.

“Eu queria muito uma cadeira de rodas elétrica, mas não podia comprar porque é muito cara. O pessoal da Seprev me levou à ADEFAL, fez o meu cadastro e hoje saiu a minha bênção. Esse é o meio de transporte que utilizo para me locomover, ir ao mercado, ao Centro, a todo lugar. Só tenho a agradecer por tudo que vocês têm feito por mim”, disse Luiz.

Para Paulo Melo, agente do Centro de Reinserção Social que acompanha Luiz Carlos desde a conclusão do tratamento, essa é uma conquista de toda a equipe.

“Desde o início a Seprev tem apoiado a recuperação do Luiz, lutando para chegar a esse momento e hoje ele está aí, um vencedor. Somos uma equipe, desenvolvemos um trabalho conjunto e estamos muito felizes. Hoje foi o dia da realização dele e nossa também, uma conquista de todos. Só temos a agradecer a Deus, a todos da Seprev e à ADEFAL por esta vitória”, afirmou o agente.