REDE ACOLHE

Seprev retoma qualificação profissional para dependentes químicos em recuperação

Eles serão capacitados pelo SENAC para serem reinseridos no mercado de trabalho

Everton Dimoni

terça, 23 de novembro de 2021 às 20h35

49

Vitor Beltrão

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitor Beltrão

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Centro de Referência em Reinserção Social e Produtiva, retomou esta semana a oferta de cursos de qualificação profissional para dependentes químicos em recuperação que concluíram o tratamento na Rede Acolhe. O objetivo é reinseri-los no mercado de trabalho, evitando assim as chances de recaídas ao uso de álcool e outras drogas.

Eles estão sendo capacitados pelo SENAC Alagoas, instituição de expertise reconhecida nacionalmente na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. No primeiro momento, foram disponibilizadas 40 vagas, sendo 20 para o curso de frentista e outras 20 para o curso de pizzaiolo.

Diego Barros, gerente de Programas de Prevenção e Reinserção Social da Seprev, explica que a reinserção profissional e social são passos fundamentais para a reabilitação desse público.

“A promoção dos cursos profissionalizantes busca capacitar os dependentes químicos em recuperação e prepará-los para serem reinseridos no mercado de trabalho, gerando emprego, renda e dignidade com o retorno a uma vida produtiva e laboral”, explica. Ele ressalta ainda que a Seprev disponibiliza toda estrutura de transporte e alimentação para melhor atender aos alunos em formação.

O ex-acolhido Josival Pereira, de 41 anos, é aluno do curso de frentista e vê na capacitação uma oportunidade de driblar o desemprego e retomar a vida com mais dignidade.

“O curso é uma grande ferramenta do Estado para a gente dar continuidade à nossa vida de forma íntegra, o que está sendo muito importante para mim. Hoje eu agradeço muito à Seprev, junto ao SENAC, que está realizando o meu sonho de fazer um curso e voltar ao mercado de trabalho novamente”, afirmou Josival.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias