NAPI

Seprev resgata idoso em condições de negligência e maus tratos em Arapiraca

Ele foi encaminhado para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, onde receberá assistência integral com profissionais qualificados

Everton Dimoni

sexta, 13 de maio de 2022 às 14h05

1086

Texto de Everton Dimoni

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (NAPI) da Casa de Direitos, realizou, nesta quinta-feira (12), o resgate de um idoso de 68 anos em situação de maus tratos e negligência no município de Arapiraca. A circunstância era ocasionada pela própria família, alegando que o idoso era de difícil convívio.

Segundo a coordenadora técnica da Casa de Direitos de Arapiraca, Priscila Araújo, as técnicas do NAPI realizaram a visita domiciliar após receber a denúncia de abandono encaminhada por uma Unidade Básica de Saúde.

“No local, foi constatado que o idoso se encontrava alojado no quintal da casa, deitado sem roupas em um sofá molhado. Além disso, o espaço era coberto por telhas de amianto e compartilhado com galinhas e um cachorro, completamente inadequado para um idoso”, relata.

Ainda de acordo com a coordenadora, a situação era agravada pelo fato de o idoso ter diabetes e ser amputado de membro inferior. “Ele passava todo o tempo nesse local, na dependência de terceiros para atender às suas necessidades. Como se encontrava lúcido, o próprio pediu que fosse retirado de lá e levado para um abrigo”, afirmou.

Diante dos fatos e atendendo à vontade da vítima, a equipe do núcleo retirou o idoso da residência e o encaminhou para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), onde ele receberá assistência integral com profissionais qualificados. A ação integrada da rede de proteção permitiu que o processo fosse realizado com êxito em menos de 24h.

NAPI

Os atendimentos oferecidos pelo NAPI incluem atuação na mediação e conciliação de conflitos, assessoria jurídica voltada para os direitos da pessoa idosa, intermediação e encaminhamento aos órgãos jurídicos, articulação junto aos órgãos assistenciais de proteção ao idoso, atendimento psicossocial, entre outros.

Para quem busca esse serviço, o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa em Maceió funciona na Casa de Direitos, localizada na Praça do Mirante do Jacintinho, com atendimento disponível das 8h00 às 17h00. Já em Arapiraca, o NAPI funciona na Casa de Direitos, situada na Rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, também de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h00.

Álbum de Imagens


Últimas Notícias