NAPI

Seprev resgata idosa de 84 anos vítima de maus tratos e negligência

A ação aconteceu em conjunto com o Grupo Especial de Apoio Investigativo da Polícia Civil

Everton Dimoni

sexta, 18 de março de 2022 às 15h45

402

Texto de Everton Dimoni

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (NAPI) da Casa de Direitos, realizou, na tarde desta sexta-feira (18), o resgate de uma idosa de 84 anos vítima de maus tratos e negligência, no bairro de Jacarecica. A ação aconteceu em conjunto com o Grupo Especial de Apoio Investigativo (Geai), da Polícia Civil de Alagoas.

Segundo a assistente administrativa do NAPI em Maceió, Karoline Moura, a idosa vivia em situação de vulnerabilidade ocasionada pelo filho, que é dependente químico e possuía a curatela da mãe. Além da idosa, a nora e o neto da vítima também viviam em situação de vulnerabilidade e foram encaminhados pela equipe técnica ao Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (NAMVV), na Casa de Direitos.

“A situação já vinha sendo acompanhada pelo NAPI, que realizou intervenções buscando melhoria na qualidade de vida da vítima. Contudo, não houve êxito, sendo necessária a retirada da idosa para a residência de outra filha e o encaminhamento da mulher e da criança para o Núcleo da Mulher, na Casa de Direitos de Maceió”, disse.

Karoline Moura explica que as propostas do NAPI incluem atuação na mediação e conciliação de conflitos, assessoria jurídica voltada para os direitos da pessoa idosa, intermediação e encaminhamento aos órgãos jurídicos, articulação junto aos órgãos assistenciais de proteção ao idoso, atendimento psicossocial, entre outros.

“Em casos de violência contra o idoso, por exemplo, nós acompanhamos a ocorrência de perto, realizando visitas e ofertando gratuitamente na Casa de Direitos assistente social, psicóloga e advogada”, explicou.

O Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa funciona na Casa de Direitos de Maceió, localizada no mirante do Jacintinho, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Os interessados no atendimento podem entrar em contato por meio do telefone (82) 98727-7152, que também funciona como WhatsApp.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias