REDE ACOLHE

Seprev realiza primeira ação integrada de busca ativa de 2026 em Maceió e Arapiraca

Equipes abordaram pessoas em situação de rua encaminharam dois dependentes químicos do sexo masculino para acolhimento

Gabriela Silva

terça, 27 de janeiro de 2026 às 16h45

87

Gabriela Silva

Texto e fotos de Gabriela Silva


Durante a noite de quinta-feira (22), a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou a primeira ação integrada de busca ativa de 2026 voltada ao atendimento de dependentes químicos e de pessoas em situação de rua. A iniciativa ocorreu nos bairros da Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara, em Maceió. Ao mesmo tempo, equipes da Rede Acolhe de Arapiraca também fizeram abordagens nos bairros Primavera, Jardim Tropical e Cacimbas.

Segundo o superintendente de Políticas Sobre Drogas, Eduardo Ferreira, a ação reuniu equipes da Rede Acolhe, do programa Ronda do Bairro e da Casa de Direitos de Maceió. Ao todo, foram feitos 28 atendimentos sociais nas cidades de Maceió e Arapiraca, e dois dependentes químicos aceitaram acolhimento e foram encaminhados para uma das 22 comunidades terapêuticas credenciadas pelo Governo do Estado.

“A gente trabalha com um calendário permanente de ações de rua. Nessas abordagens, oferecemos acolhimento para dependência química, emissão de documentos e apoio social e psicológico. O objetivo é chegar até quem, muitas vezes, não consegue buscar esses serviços sozinho”, explicou o superintendente.

Os pontos atendidos são definidos a partir de mapeamento das áreas com maior concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade e de uso abusivo de álcool e outras drogas. Durante as abordagens, as equipes também orientam sobre os riscos do consumo e apresentam os serviços disponíveis na Casa de Direitos.

“A dependência química e a falta de documentação acabam mantendo essas pessoas à margem. Quando o Estado vai até elas, aumenta a chance de reconstrução de vínculos e de mudança de vida”, afirmou Eduardo Ferreira.

Rede Acolhe

A Rede Acolhe é um projeto do Governo de Alagoas voltado ao acolhimento de pessoas com dependência química e conta com equipes formadas por psicólogos e assistentes sociais, que realizam buscas ativas e visitas domiciliares. O atendimento também pode ser acionado pelo telefone 0800 280 9390.

Álbum de Imagens


Últimas Notícias