REDE ACOLHE

Seprev realiza busca ativa e acolhe dependente químico em Arapiraca

A ação incluiu ainda sensibilização sobre os riscos do uso abusivo de álcool e outras drogas

Everton Dimoni

quarta, 19 de julho de 2023 às 12h45

185

Ascom

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Centro de Acolhimento de Arapiraca, realizou, nesta terça-feira (18), uma busca ativa noturna por dependentes químicos no município. Este trabalho integra o cronograma de ação da Superintendência de Políticas Sobre Drogas da Seprev.

Durante toda a noite, as equipes itinerantes, formadas por psicólogos e assistentes sociais, percorreram locais com grande concentração de dependentes químicos, escutando as demandas desta população e apresentando a possibilidade de tratamento. A ação resultou no acolhimento de uma pessoa, que foi encaminhada para tratamento em uma das 33 comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo do Estado.

Também foi realizada a sensibilização da população acerca dos riscos e consequências do uso abusivo de álcool e outras drogas. Na oportunidade, foi apresentado o serviço de acolhimento voluntário oferecido de forma gratuita pelo Estado, por meio da Rede Acolhe, ressaltando a relevância do apoio profissional para quem deseja abandonar o vício de forma permanente.

“Na maioria das vezes, o dependente químico encontra-se em situação de grande vulnerabilidade social e a própria adicção faz com que se torne difícil a procura espontânea pelo tratamento, por isso a busca ativa é tão importante. Além disso, levar informação sobre os riscos do uso de substâncias psicoativas é a principal ferramenta para prevenir que mais pessoas sejam acometidas por este mal”, ressaltou o coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, Felipe Bispo.

Quem tiver interesse em receber uma visita das equipes técnicas e solicitar o acolhimento para si ou para um familiar, basta ligar no número 0800.280.9390. O atendimento também pode ser feito de forma presencial em um dos Centros de Acolhimento, localizados em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema.


Últimas Notícias