VALORIZAÇÃO
Seprev promove torneio de futebol no Complexo Socioeducativo
Competição foi realizada em comemoração ao Dia do Atleta Profissional, celebrado em 10 de fevereiro
Everton Dimoni
segunda, 10 de fevereiro de 2025 às 16h50
73
Gabriela Pimentel
Texto de Everton Dimoni
Fotos de Gabriela Pimentel
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, nesta segunda-feira (10), um torneio de futebol no Sistema Socioeducativo de Alagoas, em alusão ao Dia do Atleta Profissional, celebrado em 10 de fevereiro. O evento reuniu oito equipes formadas por servidores da Superintendência de Medidas Socioeducativas e teve como objetivo promover a integração e a valorização desses profissionais.
O secretário da Seprev, Ricardo Dória, participou da premiação e destacou a importância da iniciativa para fortalecer a união entre os servidores que atuam no atendimento socioeducativo.
"O esporte é uma importante ferramenta de transformação social. Promover um torneio de futebol entre os servidores no Complexo Socioeducativo não é apenas uma forma de celebrar o Dia do Atleta Profissional, mas também de incentivar a prática esportiva, integração e trabalho em equipe".
Além de acompanhar os jogos, o secretário visitou as unidades de internação, onde conversou com os adolescentes e equipes técnicas. Ricardo Dória também conheceu a biblioteca Indústria do Conhecimento, a primeira do país construída dentro do sistema socioeducativo.
O equipamento literário proporciona aos adolescentes a imersão em um ambiente de estímulo à leitura e o consequente acesso à informação e ao conhecimento. Ele ressaltou os esforços da gestão estadual para o aprimoramento do Sistema Socioeducativo de Alagoas, que já é referência para outros estados do Brasil.
Premiação
A equipe da Unidade de Internação Provisória da Capital foi o destaque dos jogos e levou o troféu de primeiro lugar. O grupo de Gerenciamento e Contenção (GCON) ficou na segunda colocação e a Equipe Pedagógica conquistou a medalha de bronze.
Uma equipe formada por socioeducandos da Unidade de Internação Masculina Extensão 2 (UIME 2) também participou do torneio. Para o superintendente de Medidas Socioeducativas, Daniel Alcântara, a participação dos servidores no evento esportivo representa um passo importante na construção de um sistema socioeducativo mais humanizado.
“Realizar um torneio como esse dentro do Complexo Socioeducativo de Alagoas é a prova dos avanços que tivemos nos últimos anos. Hoje, Alagoas conta com um atendimento de referência, focado na ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei, e isso inclui a valorização e o bem-estar dos servidores que atuam nesse processo”, ressaltou o superintendente.
Imagens do Álbum