CONSCIENTIZAÇÃO
Seprev promove roda de conversa e acolhimento de dependentes químicos em Palmeira dos Índios
Atividades fazem parte do plano de ação da Superintendência de Políticas Sobre Drogas da Seprev
Everton Dimoni
quinta, 16 de fevereiro de 2023 às 08h50
1075
Texto de Everton Dimoni
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, por meio do Centro de Acolhimento de Arapiraca, uma roda de conversa com dependentes químicos e pessoas em situação de rua atendidas pela Casa de Passagem e pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) do município de Palmeira dos Índios. O encontro reuniu 15 participantes, nesta quarta-feira (15), em um momento produtivo de conscientização sobre os riscos do uso de drogas.
Segundo o coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, Felipe Bispo, as atividades fazem parte do plano de ação da Superintendência de Políticas Sobre Drogas da Seprev. A roda de conversa, segundo ele, é um instrumento que possibilita a horizontalidade dentro das relações, motivando a produção e ressignificação de saberes inspirados na experiência coletiva.
“A roda de conversa é uma ferramenta terapêutica muito eficiente no trabalho de conscientização e mudança de mentalidade para o dependente químico. Por meio dos relatos dos participantes e de informações compartilhadas pelas equipes técnicas, conseguimos trabalhar de forma efetiva essa tomada de consciência, consolidar a ciência dos participantes acerca dos riscos desse tipo de substância e prevenir sua reincidência no uso de entorpecentes”, explica.
Na oportunidade, as equipes itinerantes também realizaram busca ativa por dependentes químicos e sensibilização da população acerca do uso abusivo de álcool e outras drogas. A ação resultou no acolhimento de duas pessoas, que serão encaminhadas para tratamento em uma das comunidades terapêuticas credenciadas à Rede Acolhe.
ACOLHIMENTO
A ajuda profissional pode ser um fator decisivo para quem deseja vencer a dependência química. Se você busca atendimento em uma das comunidades acolhedoras credenciadas ao Governo de Alagoas, o atendimento pode ser feito em um dos três Centros de Acolhimento, em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, ou agendando uma visita das equipes técnicas pelo número 0800.280.9390.