Seprev promove palestra com gestores da rede estadual sobre prevenção ao suicídio

Secretaria irá percorrer as 13 Gerências Regionais de Ensino de Alagoas

quinta, 12 de setembro de 2019 às 00h00

213

Texto de Géssika Costa

Fotos de Dyego Duarte 

No mês alusivo de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promove uma importante discussão sobre a temática na rede estadual de educação.

Durante o mês setembro, a Seprev, por meio da Superintendência da Criança e do Adolescente, irá percorrer as 13 gerenciais regionais de ensino espalhadas por diversos municípios alagoanos levando a discussão para os gestores, coordenadores e articuladores das escolas.

Nessa quarta-feira (11), foi a vez dos profissionais que compõem a 13ª Gerência Regional de Ensino participarem de uma palestra interativa sobre o tema na sede da Gerência, localizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicadas (Cepa), no Farol.

 Na oportunidade, o psicólogo da pasta, Jonathan Nascimento explicou e tirou dúvidas dos participantes sobre os principais fatores que envolvem o suicídio – problema de saúde pública considerado a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo.

De acordo com a superintendente da Criança e do Adolescente, Samylla Gouveia, a ideia é repassar informações importantes para que o gestor saiba como agir quando um aluno apresentar algum tipo de sintoma.

"Além do evento de hoje, estivemos na segunda em Viçosa e na terça em Arapiraca pensando justamente nos profissionais que estão na linha de frente. Entendemos que eles também precisam saber como agir, quando necessário, para encaminhar algum estudante que precise de tratamento. Inclusive, algumas escolas já haviam nos procurado para sugerir a promoção de algum tipo de atividade”, pontuou Gouveia.

A coordenadora pedagógica da Escola Estadual Professor Margarez Lacet, Lica Alcântara ressaltou a relevância da discussão sobre o tema.

"Precisamos trabalhar a prevenção para saber identificar os sinais e conseguir encaminhar o estudante para algum serviço de saúde ou unidade que possa ajudá-lo no tratamento”, disse Alcântara.

Setembro Amarelo

Setembro foi escolhido como mês de prevenção ao suicídio a partir de dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A campanha, criada pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, existe desde 2014 e entrou na agenda nacional do Ministério da Saúde.

 

Álbum de Imagens


Últimas Notícias