TRANSFORMAÇÃO

Seprev promove melhorias no Sistema Socioeducativo de Alagoas

Nesta segunda-feira (14), o secretário Kelmann Vieira visitou as obras de manutenção do Complexo Socioeducativo

Everton Dimoni

segunda, 14 de novembro de 2022 às 15h20

666

Vitor Beltrão

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitor Beltrão

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), vem promovendo uma série de mudanças no Sistema Socioeducativo. As melhorias estruturais e educacionais têm contribuído comprovadamente para a prevenção à reincidência infracional de adolescentes em conflito com a lei e fizeram do estado referência para todo o Brasil.

Na manhã desta segunda-feira (14), o secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, visitou o Complexo Socioeducativo, localizado no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió, para ver de perto as obras de manutenção que estão em andamento no local.

As mudanças incluem a ampliação de novas salas de aula, espaços de convivência com paisagismo, reforma completa da Unidade Básica de Saúde, as novas bases dos agentes socioeducativos e do Grupo de Gerenciamento e Contenção (GECON), além do setor administrativo, que foi completamente reestruturado e sinalizado.

“Não é à toa que o Sistema Socioeducativo de Alagoas se destaca nacionalmente como um modelo a ser seguido. Hoje oferecemos atendimento integral aos nossos adolescentes e um olhar voltado para ressocialização, seja com a educação, com a profissionalização, o esporte, e com toda estrutura muito bem organizada. São mudanças significativas que iniciaram no governo Renan Filho e que continuam hoje com nosso governador Paulo Dantas, que em breve estará conosco em mais esta inauguração”, afirma o secretário.

As melhorias incluem ainda a construção da Indústria do Conhecimento, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). O espaço será o primeiro do Brasil a ser implantado dentro do Sistema Socioeducativo e terá o objetivo de promover o acesso dos adolescentes à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e de pesquisa, e viabilizando a realização de atividades pedagógicas e culturais.

Durante a visita, Kelmann Vieira destacou que a atenção priorizada da gestão estadual e os investimentos destinados à Seprev acabaram com o cenário de superlotação nas unidades. Hoje, o Sistema Socioeducativo de Alagoas conta com 416 vagas, das quais apenas 152 estão ocupadas.

“Antigamente, até 2014, nós não tínhamos um sistema socioeducativo de fato, era simplesmente um local para privação de liberdade. Mas nosso trabalho aqui tem seguido um único foco: implantar em nosso estado um atendimento bem estruturado e humanizado. Com isso, Alagoas saiu de um cenário tenebroso para se tornar referência para muitos estados que enviam suas lideranças para conhecer o nosso trabalho, o que muito nos orgulha”, disse Kelmann Vieira.

O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, acompanhou o secretário Kelmann Vieira durante a visita, onde destacou que toda equipe técnica está alinhada com a proposta da gestão e empenhada em oferecer um serviço de excelência.

“Quando falamos em qualificação do Sistema Socioeducativo estamos falando desde a porta de entrada até a reintegração plena do adolescente. Enquanto superintendência, estamos colocando em prática tudo o que está ao nosso alcance, oferecendo o acompanhamento técnico qualificado para que o adolescente que passe pela Medida Socioeducativa saia daqui transformado e apto a retornar à sociedade com dignidade”, afirmou o superintendente.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias