Seprev promove ações de prevenção à violência na Grota do Facão
População recebeu diversas ações que promovem, sobretudo, o acesso à cidadania e à justiça
quinta, 07 de dezembro de 2017 às 15h56
272
A população da Grota do Facão, localizada no bairro de Ipioca, teve uma manhã totalmente fora do comum, nesta quinta-feira (7). É que a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu diversas ações de incentivo à cidadania, dentro do cronograma de atividades do programa Vida Nova nas Grotas.
Foram realizadas rodas de conversas, palestras, e oficinas, dentre elas a já reconhecida oficina de macramê, que ensina às crianças e aos adolescentes a produção de pulseiras e acessórios feitos com nós de linhas.
Além disso, as equipes de psicólogos e assistentes sociais dos Anjos da Paz estiveram conversando com a comunidade sobre os riscos do consumo de álcool e outras drogas e a importância do acolhimento voluntário para tratamento da dependência química.
Para Inácio Campos, morador da Grota do Facão, a presença do Governo de Alagoas, por meio da Seprev, é importante para ampliar a atenção aos moradores da região. “Cada vez que chegam ações como essa ficamos muito felizes, pois são momentos importantes para a comunidade, principalmente para mudar o futuro dos jovens e evitar que eles se envolvam com o mundo das drogas e da violência”, disse.

A inovação promovida pela Seprev na ação da grota do Facão foi a disponibilização de cortes de cabelo e outras produções de beleza, realizadas em parceria com o Instituto de Beleza Transformação. A iniciativa integrou a estratégia de atrair pessoas para as atividades. A ideia era promover bate-papos sobre temas, como mediação de conflitos, enquanto as pessoas aguardavam para serem atendidas pelos cabelereiros.
“Além disso, levar cortes de cabelos e momentos de embelezamento para a comunidade faz parte de todo o processo de promoção da cidadania. Estamos dando motivos para melhorar a autoestima destas pessoas e dando o protagonismo que elas tanto precisam”, informou a assessora da Seprev, Viviane Braga, responsável pelas articulações das ações nas grotas.

Vida Nova nas Grotas
O programa Vida Nova nas Grotas, uma parceria do Governo de Alagoas e do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), está configurado como uma plataforma de ações que congrega todos os órgãos e secretarias de Estado na promoção de acessibilidade, desenvolvimento econômico e social nas grotas da capital alagoana, aprofundando as atividades executadas desde 2016 pelo antigo programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças. As ações já são executadas em 26 comunidades e a meta é chegar às 76 grotas de Maceió em 2018.