Seprev promove ação conjunta de combate ao trabalho infantil

A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), no CEASA

terça, 22 de junho de 2021 às 00h00

456

Em ocasião do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, na manhã desta segunda-feira (21), uma ação de mobilização e conscientização social sobre o tema. A ação conjunta aconteceu no CEASA – Centro de Abastecimento S/A, local de grande vulnerabilidade do trabalho infantil, e envolveu OAB/AL, SEST/SENAT, BPRP e Conselho Tutelar.

O titular da Seprev, Kelmann Vieira, destaca que o Governo de Alagoas tem trabalhado com prioridade em defesa dos direitos fundamentais da criança e do adolescente com ações pontuais de combate ao trabalho infantil.

“Nosso objetivo é chamar a atenção da população alagoana para as consequências do trabalho infantil para nossas crianças e adolescentes. Estamos mostrando que quando pulamos etapas, conferindo responsabilidades inapropriadas ao menor, interferimos em seu processo natural de desenvolvimento, o que terá consequências na fase adulta”, disse o secretário.

Para a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia, o trabalho infantil é uma temática sensível, principalmente neste momento de pandemia, quando as crianças acabam acompanhando os pais nas atividades do dia a dia. Ela alerta, porém, que a prática laboral afeta negativamente questões comportamentais e sociais da criança e, por isso, a infância dela precisa ser protegida.

“O trabalho infantil colabora para a retirada da criança da escola, prejudicando sua aprendizagem. Além disso, a torna vulnerável em diversos aspectos, incluindo a saúde, a exploração sexual, exposição às drogas e à violência, entre outros. Por isso buscamos conscientizar a sociedade para minimizar esses efeitos”, comentou Samylla.

Além do trabalho de conscientização, foi ofertado aos menores de 18 anos a retirada de documentos de identificação civil, como RG, CPF, Certidão de Nascimento e Carteira de Trabalho. Também foi disponibilizado o cadastramento para os adolescentes que tivessem interesse em ingressar no programa Jovem Aprendiz, que será realizado em parceria com o Soprobem e SEST/SENAT.

Paulo Paraíso, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/AL, ressalta que a iniciativa une poder público e sociedade civil em uma causa nobre. “É mais um desafio que estamos enfrentando em defesa da efetivação dos direitos da criança e do adolescente em Alagoas. Juntos, conseguiremos erradicar esta prática e garantir um futuro melhor para a nova geração”, afirmou


Últimas Notícias