Seprev inicia cronograma de vacinação contra H1N1 para socioeducandos
Meta é imunizar 100% da comunidade socioeducativa, que engloba adolescentes e servidores de todas as Unidades de Internação
sexta, 24 de abril de 2020 às 00h00
184
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) iniciou, nesta sexta-feira (17), o cronograma da Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza. A vacina contra o vírus da gripe H1N1 está sendo ofertada para todos os adolescentes e servidores das unidades de internação de Alagoas.
A vacina é composta por vírus inativado e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Ela, porém, não tem efeito para o novo coronavírus.
Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, a meta este ano é imunizar 100% da comunidade socioeducativa, o que engloba adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e servidores.
“A vacina é uma importante ferramenta para frear a proliferação da doença, pois a imunização reduz em até 90% o risco de contrair o vírus. E neste momento de pandemia da Covid19 é extremamente importante estarmos protegidos de qualquer outro tipo de vírus, evitando qualquer possibilidade de enfermidade”, enfatizou Esvalda Bittencourt.
A vacinação da comunidade socioeducativa faz parte do cronograma da segunda etapa da Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza. Neste momento a ação em todo o Brasil está destinada prioritariamente para: Profissionais das forças de segurança e salvamento; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade; Caminhoneiros; Motoristas de transporte coletivo; Portuários e Indígenas.