PRIMEIRA INFÂNCIA

Seprev inicia capacitação para professores da rede municipal de ensino

Ação integra cronograma do projeto Vozes da Infância e visa reduzir violência contra crianças de 0 a 6 anos

quinta, 15 de julho de 2021 às 11h05

135

Texto de Everton Dimoni

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) iniciou, nesta quinta-feira (15), um ciclo de capacitação online para professores da rede de ensino municipal de Maceió. A iniciativa busca reduzir os índices de violência na primeira infância através da instrução de toda a rede de ensino municipal dentro das ações do projeto Vozes da Infância, que integra o cronograma do Programa CRIA - Criança Alagoana.

A superintendente da Criança e do Adolescentes da Seprev, Samylla Gouveia, ressalta que o zelo pela segurança e o bem-estar das crianças não é uma tarefa exclusiva dos pais, mas uma responsabilidade estendida à comunidade, ao poder público e, claro, aos educadores.

“Nosso objetivo é capacitar educadores e demais envolvidos para enfrentar a violência contra a criança nas escolas públicas do município e no ambiente familiar. Com isso, professores, técnicos e familiares formam uma cadeia de proteção que contribuirá para a prevenção a toda forma de exploração ou violência contra a criança”, afirmou a superintendente.

O primeiro dia de capacitação contou com uma palestra ministrada pela supervisora de Enfrentamento à Violência contra Criança e Adolescente da Seprev, Lissa Sarmento, com o tema: Estatuto da Criança e do Adolescente - Direitos e Deveres. A instrução capacitou os docentes acerca da proteção integral direcionada à criança na primeira infância, evidenciando as garantias fundamentais estabelecidas pelo ECA para o pleno desenvolvimento deste público.

A programação incluirá mais três encontros, onde serão abordados os seguintes temas: Sistema de garantia de direitos; Atuação da equipe multidisciplinar nos casos de violência contra a criança; e Papel de intervenção os educadores, quando se observa alguma violência contra os menores.

“A primeira etapa da capacitação contemplará apenas os professores, mas o cronograma envolverá ainda as equipes técnicas e pedagógicas, além das próprias crianças e seus familiares. A Seprev realizará também a entrega de cartilhas impressas que complementarão a formação dos participantes”, concluiu Samylla Gouveia.

O ciclo de palestras conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, responsável pela coordenação do ensino infantil.


Últimas Notícias