Criança e Adolescente

Seprev inaugura Escola de Conselhos e fortalece políticas de proteção a crianças e adolescentes

O equipamento é o primeiro do Brasil a possuir um prédio próprio

sexta, 01 de outubro de 2021 às 18h05

37

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitor Beltrão

Fortalecendo as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) inaugurou, nesta quinta-feira (30), a Escola de Conselhos de Alagoas. O equipamento é o primeiro do Brasil a possuir um prédio próprio, com uma estrutura pronta para atender as demandas de capacitações dos conselheiros dos 102 municípios alagoanos.

O titular da Seprev, Kelmann Vieira, explica que a Escola de Conselhos será um núcleo de formação continuada para conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos conselheiros tutelares, bem como de toda a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, o que faz da Escola de Conselhos um instrumento importante na prevenção da violência em Alagoas.

“É exatamente isto que pretende o Governo do Estado, que, com a expertise do governador Renan Filho, alocou, em 2015, a Política da Criança e do Adolescente na primeira Secretaria de Estado de Prevenção à Violência. Assim como ele, entendo que trabalhar na proteção deste público, estaremos garantindo a todos os alagoanos uma sociedade mais justa e pacífica”, afirma.

Para se ter uma ideia, em 2020, foram registrados 1089 casos de violência praticada contra crianças e adolescentes em Alagoas. Este dado, entretanto, pode não representar o número real de ocorrências, uma vez que o cenário de pandemia contribui para que os casos de violência sejam subnotificados.

“E é exatamente na contramão da pandemia, que o Governo de Alagoas, por meio da Seprev, inaugurou a Escola de Conselhos. Onde muitos estados estão fechando as portas dos seus equipamentos, Alagoas decide abrir um local exclusivo, o primeiro do Brasil com estrutura própria, para capacitar a Rede de Proteção e fortalecer a política da criança e do adolescente”, disse o secretário.

A Escola de Conselhos de Alagoas fica localizada na Rua Santos Ferraz, 303, no bairro do Poço, em Maceió.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias