Seprev fortalece atendimento de adolescentes com dependência química
Secretaria reuniu conselheiros tutelares para buscar melhorias no acolhimento de adolescentes que precisam de tratamento contra as drogas
quinta, 16 de fevereiro de 2017 às 00h00
183

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) reuniu, nesta quarta-feira (08), conselheiros tutelares de todas as regiões da capital para discutir melhorias no atendimento de adolescentes com dependência química e que precisam dos serviços da Rede Acolhe para o tratamento contra as drogas.
O encontro aconteceu na sede do Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química, no bairro do Farol, em Maceió, e foi promovido pelas superintendências da Criança e do Adolescente e de Políticas sobre Drogas da Seprev. O intuito é fazer com que o atendimento ocorra conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a política municipal dos direitos da criança e do adolescente.
Na reunião, ficou acordado que os conselheiros tutelares vão intensificar a fiscalização de comunidades acolhedoras de dependentes químicos que tratam adolescentes, como preconiza o artigo 95 do ECA. Segundo o estatuto, as entidades governamentais e não-governamentais que atendem crianças e adolescentes serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares.
Os conselheiros tutelares junto com a Seprev vão marcar uma nova reunião, dessa vez com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da juíza Fátima Pirauá, titular 28º Vara Cível da Infância e Juventude, para tratar do traslado de crianças e adolescentes que precisam de atendimento do Conselho Tutelar.
Das 36 comunidades acolhedoras de dependentes químicos credenciadas pela Rede Acolhe, vinculada à Seprev, seis são voltadas para o tratamento de adolescentes com dependência química, quatro masculinas e duas femininas. Ao todo, 103 adolescentes estão acolhidos em comunidades espalhadas pelo estado, 63 meninos e 40 meninas. A Rede Acolhe atende adolescentes a partir dos 12 anos.