OPORTUNIDADE
Seprev entrega certificados de conclusão de curso para dependentes químicos recuperados pela Rede Acolhe
Turma do curso de barbeiro recebeu documento que atesta aptidão para o mercado de trabalho nesta sexta-feira (24)
Everton Dimoni
sábado, 25 de maio de 2024 às 14h05
350
Augusto Costa
Texto de Everton Dimoni
Fotos de Augusto Costa
Dependentes químicos que concluíram o tratamento na Rede Acolhe receberam, nesta sexta-feira (24), os certificados de conclusão do curso de barbeiro, além de kits profissionais para dar continuidade à vida de maneira positiva. A qualificação profissional é oferecida pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio de contrato com Senac e Senai, e faz parte da etapa de reinserção social e produtiva desse público.
Para o ex-acolhido Carlos Jorge, de 53 anos, a conclusão do curso marca o início de novas oportunidades de reintegração social e profissional. “Essa formação é importante para que eu siga em frente, limpo. Agora sou um profissional da beleza e tenho todas as ferramentas em mãos. Agradeço ao Governo do Estado, que por meio da Seprev me possibilitou o tratamento e, agora, uma profissão. Hoje sou um novo Carlos”, afirmou o ex-acolhido.
Na cerimônia de entrega, o gerente de unidade do Senac, João Freire, ressaltou a expertise da instituição na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. “Hoje entregamos os certificados do curso de barbeiro, possibilitando uma realidade diferente para todos eles. É uma certificação a nível nacional e, onde eles estiverem, poderão buscar essa melhoria de vida”, comentou João Freire.
O gerente de Reinserção Social e Produtiva da Seprev, Diego Barros, destacou os esforços do Governo do Estado para a recuperação plena dos ex-acolhidos e o êxito de sua reinserção social e familiar. Este foi o 13º curso ofertado pela Seprev por meio do Senai e do Senac. 260 vagas foram disponibilizadas até o momento.
“A capacitação profissional é um dos instrumentos que a Secretaria de Prevenção à Violência utiliza para inserir essas pessoas no mercado de trabalho e prevenir sua reincidência no uso de álcool e outras substâncias. Dessa forma, estamos oportunizando um retorno ao convívio social mais digno para essas pessoas”, afirmou o gerente.
OUTROS CURSOS
Além do curso de barbeiro, está em andamento o curso de informática básica, com a participação de 20 ex-acolhidos. Em breve, a Rede Acolhe vai oferecer oportunidades em outras áreas de atuação, como os cursos de mecânico de motocicleta, fabricação de folhados e croissants, pedreiro de alvenaria e fabricação de picolés e sorvetes.
Diego Barros reforça que as modalidades são escolhidas de forma estratégica para que o dependente químico em recuperação possa ingressar no mercado de trabalho, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos, ou abrir o próprio negócio como microempreendedor individual.
“Os cursos profissionalizantes realizados, tanto no Senac quanto no Senai Alagoas, possibilitam tanto o ingresso dos acolhidos no mercado de trabalho formal quanto permitem que eles empreendam, abrindo o seu próprio negócio”, finalizou.