SOCIOEDUCAÇÃO

Seprev e Sistema Fecomércio/SESC/SENAC vão proporcionar oficinas produtivas para socioeducandos de AL

A assinatura do contrato aconteceu nesta segunda-feira (8), na nova Unidade de Internação de Jovens Adultos (UIJA 4)

Everton Dimoni

terça, 09 de novembro de 2021 às 09h10

Vitor Beltrão

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitor Beltrão

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) firmou uma parceria com o Sistema FECOMÉRCIO/ SESC/ SENAC para capacitar profissionalmente os jovens que cumprem medidas socioeducativas na nova Unidade de Internação de Jovens Adultos (UIJA 4). A assinatura do contrato aconteceu na tarde desta segunda-feira (8).

As oficinas produtivas incluirão cursos de barbearia, corte e costura, culinária e informática e serão ministradas por professores do SENAC dentro da Unidade de Internação, em um ambiente humanizado e devidamente equipado para a realização das aulas teóricas e práticas. As capacitações foram escolhidas de forma estratégica e permitirão aos socioeducandos autonomia profissional para exercer o ofício após o cumprimento da medida.

Na ocasião da assinatura, o titular da Seprev, Kelmann Vieira, ressaltou a expertise do Sistema S na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho e enfatizou a importância da profissionalização para o êxito da medida socioeducativa.

“Celebramos essa assinatura com muita alegria, pois permitirá que nossos jovens sejam reintegrados ao mercado de trabalho com a certificação de um sistema reconhecido nacionalmente. Isso possibilitará que eles conquistem uma condição digna para si e para seus familiares após o cumprimento da medida, não sendo necessário o seu retorno ao mundo do crime”, afirmou o secretário.

Para o presidente interino do Sistema FECOMÉRCIO/ SESC/ SENAC, Valdomiro Feitosa, a estrutura ofertada pelo Sistema Socioeducativo de Alagoas somada à formação profissional do SENAC será de grande contribuição para a reinserção social dos jovens.

“Aqui com certeza colheremos coisas muito boas, pessoas vindas do mundo do crime que se tornarão verdadeiros cidadãos. Com essa estrutura criada pelo governador Renan Filho e a parceria com os professores do SENAC teremos jovens bem capacitados, como a sociedade precisa. Essa é a melhor forma para trazê-los para o caminho do bem”, disse Valdomiro.

Telma Ribeiro, diretora regional do SENAC Alagoas, externou sua satisfação com o projeto e ressaltou a missão do SENAC de oportunizar educação inclusiva e autonomia profissional para quem mais precisa.

“Fazer parte desse projeto para nós é algo muito feliz. É um compromisso do Governo do Estado e nosso também de oportunizar ao menor infrator que ele possa sair daqui com cidadania e com seus direitos garantidos. Essa missão e essa visão humanizada de cuidar do outro possibilitando novas oportunidades combina muito bem com a nossa missão, pois acreditamos que o ser humano precisa de oportunidade para ter uma vida com mais esperança”, afirmou a diretora.