OPORTUNIDADE

Seprev assegura participação de 31 adolescentes do sistema socioeducativo no Enem PPL 2023

A modalidade do Exame Nacional do Ensino Médio é voltada para pessoas privadas de liberdade

Everton Dimoni

sexta, 13 de janeiro de 2023 às 17h40

385

Vitor Beltrão

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitor Beltrão

Como parte das ações e serviços de sociabilização feitas através de práticas educativas, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) assegurou a aplicação do Enem PPL 2023, modalidade do Exame Nacional do Ensino Médio para 31 adolescentes e jovens adultos que cumprem medida socioeducativa. A prova foi aplicada nesta semana e contou com o apoio da Superintendência de Medidas Socioeducativa (Sumese). 

Com base em critérios utilizados pelo MEC, o exame permite o acesso ao ensino superior em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Segundo o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rêgo, o exame busca reintegrar socialmente adolescentes em conflito com a lei, por meio do estudo. “A educação e a qualificação profissional oferecem aos adolescentes as competências necessárias para dar continuidade à vida longe do crime. Essa possibilidade de ingresso na universidade amplia o leque de oportunidades para o futuro e enriquece o seu currículo para ingressar no mercado de trabalho. Com o apoio do governador Paulo Dantas e do nosso secretário Kelmann Vieira, estamos trabalhando para que 100% dos socioeducandos em Alagoas tenham acesso a exames como o Enem”, disse Otávio Rêgo.

A gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno, destaca que os socioeducandos de Alagoas são atendidos pela Escola Estadual Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues, que segue o mesmo cronograma das demais escolas da rede estadual e é referência em educação para pessoas privadas de liberdade.

“Aqui eles já são matriculados na escola e desenvolvem atividades pedagógicas seguindo o cronograma normalmente durante todo o ano. A participação no Enem representa a efetivação dessa educação, por meio da qual modificamos a nossa vida e direcionamos a nossa forma de pensar e de agir. Essa é uma das principais forças da medida socioeducativa”, afirmou Cássia Moreno.

ENEM PPL

O Enem PPL é aplicado desde 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). As provas são realizadas dentro de unidades prisionais e socioeducativas e seguem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular.

O formato, duração e nível de dificuldade do Enem PPL são os mesmos do Enem regular. No primeiro dia os adolescentes realizaram exames nas áreas de conhecimento de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, as provas abordaram as ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias