DOCUMENTOS

Secretaria de Prevenção à Violência promove garantia de direitos para população em situação rua

Ação beneficiou 30 pessoas com viabilização da documentação civil

Everton Dimoni

sexta, 10 de maio de 2024 às 18h20

50

Texto de Everton Dimoni

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio das equipes da Casa de Direitos de Maceió, promoveu, nesta sexta-feira (10), uma ação de garantia de direitos voltada para a população em situação de rua. A iniciativa aconteceu em parceria com o projeto Vaso Novo e beneficiou 30 pessoas do bairro da Pajuçara com a viabilização da documentação civil.

“Realizamos a triagem individual de cada cidadão presente, informamos quais seriam os procedimentos e encaminhamos para a emissão dos documentos diretamente na Casa de Direitos. As pessoas contempladas com a ação continuarão sendo acompanhadas pelo Projeto Cidadão Legal para que tenham todas as pendências documentais sanadas”, relata a coordenadora do projeto Cidadão Legal, Josy Souza.

A coordenadora explica que a maior parte das pessoas em situação de rua ou de maior vulnerabilidade social não têm a documentação básica, como RG, CPF e Certidão de Nascimento, o que dificulta, por exemplo, o acesso a serviços essenciais, como atendimentos de saúde e benefícios assistenciais.

“A ausência do documento impede a pessoa de usufruir de direitos e garantias em diversas esferas da sua vida. A Seprev, por meio da Casa de Direitos e da superintendência de Prevenção à Violência, tem buscado atender ao máximo esse público nesta questão", ressaltou Josy Souza.

Acolhimento 

Na oportunidade, também foi apresentado o tratamento gratuito para dependentes químicos oferecido pela Rede Acolhe. Uma pessoa aceitou o acolhimento de forma voluntária e foi encaminhada para tratamento em uma das 33 comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo do Estado.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias