COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Secretaria de Prevenção à Violência participa de evento interinstitucional sobre o Agosto Lilás
Evento foi realizado em parceria com a Rede de Atenção às Violências (RAV) e a Secretária da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh)
Everton Dimoni
sexta, 30 de agosto de 2024 às 16h45
44
Vitória Ester Costa
Texto de Everton Dimoni
Fotos de Vitória Ester Costa
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou, nesta sexta-feira (30), de um evento interinstitucional em alusão ao Agosto Lilás. Com o tema “Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, o encontro interinstitucional reuniu profissionais que atuam no atendimento, assistência e monitoramento de demandas relacionadas a mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
A mobilização aconteceu em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Rede de Atenção às Violências (RAV), e a Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), que articularam o momento com o objetivo de fomentar o diálogo e o fortalecimento entre as instituições que protegem as populações vulneráveis.
A gerente da RAV, Thaylise Nunes, explica que o momento de diálogo ampliado foi pensado para socializar as experiências exitosas das diferentes pastas.
“Dessa forma, podemos potencializar, da maneira mais assertiva possível, as estratégias de prevenção e enfrentamento à violência, além de fortalecer o acolhimento e a assistência integral às vítimas, disseminar informações que instruam a população e promovam a construção de uma sociedade mais segura”, pontuou a gerente.
Na oportunidade, a secretária Paloma Tojal destacou a atuação da Seprev na garantia de direitos e na proteção às mulheres vítimas de violência. Ela evidenciou os serviços oferecidos pela Casa de Direitos, com endereço em Maceió e Arapiraca, e o trabalho desenvolvido na região Agreste pelo Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (NAMVV).
“A Secretaria de Prevenção à Violência tem várias atuações nesse sentido, como o NAAMV, em Arapiraca, que também conta com o suporte da Secretaria da Mulher. São serviços como esse que aproximam o Estado da população, beneficiando, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirmou a secretária.
Paloma Tojal reforçou ainda a importância de existirem mulheres em cargos de liderança e à frente de atividades intersetoriais, como a agenda do Agosto Lilás, para combater todo tipo de violação de direitos contra a mulher.
“O governo Paulo Dantas não tem 18 secretárias mulheres à frente de pastas importantes por acaso. É por mais momentos como este, por mais discussões sobre a pauta da mulher, seja ela cis, LGBTQIA+, mulheres quilombolas, indígenas, em todas as suas faces, para discutir todas as necessidades existentes. O Governo do Estado funciona assim, e nós estamos atuando de forma intersetorial para fortalecer esse movimento”, afirmou a secretária.
Imagens do Álbum