MAIS 10 NOVAS GUARNIÇÕES
Ronda no Bairro inicia Operação Verão com reforço no policiamento na orla de Maceió
Ação amplia efetivo e presença diária dos agentes do Pontal da Barra a Ipioca
Marco Aurélio Mello
terça, 18 de novembro de 2025 às 13h10
5
Augusto Costa
Texto de Marco Aurélio Mello
Fotos de Augusto Costa
O Programa Ronda no Bairro inicia, nesta quarta-feira (19), a Operação Verão, que reforçará o policiamento de proximidade em toda a orla marítima de Maceió, do Pontal da Barra ao bairro de Ipioca. Para intensificar o patrulhamento, o efetivo receberá o reforço de 10 novas guarnições, totalizando 40 agentes em atuação diária, das 7h à meia-noite.
A operação também passa a contar com dois turnos intermediários – das 9h às 17h e das 17h à meia-noite –, garantindo cobertura operacional ampliada ao longo de todo o dia.
“Estamos preparados para a maior alta temporada da história de Alagoas. A determinação do governador Paulo Dantas é clara: fortalecer nossa presença na orla e garantir que moradores e turistas vivam esse período com segurança, acolhimento e tranquilidade. Estamos realizando um trabalho em conjunto com a Secretaria de Estado de Turismo e o trade para proporcionar aos visitantes uma estadia tranquila e acolhedora no nosso Estado”, afirmou o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória.
Com a chegada do primeiro navio da temporada 2025/2026, também nesta quarta-feira, o Ronda no Bairro fará uma recepção especial aos turistas no Terminal de Passageiros do Porto de Maceió, com apoio de agentes bilíngues, orientações de segurança e apresentação musical. Guarnições operacionais reforçarão ainda o entorno do Porto, no bairro de Jaraguá.
A Operação Verão ampliará também as ações da Equipe de Articulação e Mobilização Social, que intensificará buscas ativas e o atendimento humanizado a pessoas em situação de vulnerabilidade, como população em situação de rua e dependentes químicos. Outra frente será o emprego de agentes bilíngues em pontos de grande circulação turística, garantindo atendimento sem barreiras linguísticas.
“É comprovado que a presença dos agentes nas ruas já inibe a ação criminosa. Em cooperação com as demais forças de segurança pública, nossa missão é ampliar a sensação de segurança para moradores e visitantes”, destacou o secretário.
A Operação Verão seguirá até abril de 2026.