CAPACITAÇÃO

Ronda no Bairro capacita colaboradores em saúde mental e primeiros socorros

Evento acontece até esta terça-feira (4) no Centro de Inovação Tecnológica, em Jaraguá, e conta com a participação de integrantes da Sumese

Luciano Milano

segunda, 03 de junho de 2024 às 13h25

35

Victor Lopes

Texto de Luciano Milano

Fotos de Victor Lopes


A Superintendência do Programa Ronda no Bairro, por meio da Equipe de Articulação e Mobilização Social e do setor de Instrução e Ensino, iniciou, nesta segunda-feira (3), no Centro de Inovação Tecnológica, em Jaraguá, evento intitulado “Capacitação em Manejo de Crise em Saúde Mental e Primeiros Socorros” para seus agentes de proximidade e funcionários da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) também na Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). Nesta terça-feira (4), participam da capacitação os colaboradores que estavam de serviço no primeiro dia e, por este motivo, não puderam comparecer nesta segunda.

Idealizada a partir da comprovação da alta nos números de atendimento de casos em saúde mental no dia a dia das guarnições operacionais e social do Ronda e também da Sumese, a capacitação foi ministrada pelo enfermeiro (UFAL), mestre em Enfermagem (UFAL) e Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental pela Uncisal, Leandro Lima, e Tatiana Almeida, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Alagoas.

O evento contou com as presenças do superintendente do Ronda, coronel Silva; da gerente do RB, capitã Camila Albuquerque; do secretário Executivo de Políticas de Prevenção à Violência da Seprev, Fábio Oliveira; e do tenente-coronel Fábio de Melo, coordenador do Território Benedito Bentes.

Dentro da discussão, foram apresentados temas como forma adequada na abordagem a vítimas em surto psicótico, condições para essa abordagem, maneira assertiva de como iniciar a comunicação com o paciente em crise, postura física e eventual necessidade de contenção física.

"Neste último ponto, o ideal é que seja feita com a equipe de saúde, dentro de um protocolo estabelecido para os atendimentos, para que se possa aplicar uma medicação que ajude na contenção do paciente em um surto", explicou Leandro Almeida que, com a contribuição de agentes voluntários, demonstrou, na prática, técnicas de contenção em situação de crises mais agudas.

O superintendente do RB, coronel Cícero Silva, falou sobre a capacitação e a importância de acumular conhecimento para um trabalho que, diariamente, ganha mais espaço e visibilidade na sociedade alagoana.

“Após seis anos de programa, o Ronda no Bairro está cada vez mais consolidado e reconhecido na sociedade alagoana como um parceiro da população. Por conta disso, eventos como esse que capacitam, que transmitem conhecimento, são fundamentais para que todos nós possamos atender mais e melhor aqueles que precisam. A questão de saúde mental é uma realidade dentro e fora do programa, e questões do tipo têm sido mais constantes em nosso cotidiano. Por isso, é preciso falar e aprender sobre o assunto”, destacou.

O secretário Executivo da Seprev, Fábio Oliveira, endossou a argumentação do superintendente do Ronda no Bairro acerca da importância do momento e do aprendizado repassado pelos palestrantes.

“Fico muito feliz em ver, aqui, colaboradores do Ronda e da Sumese reunidos para uma capacitação de tamanha importância. Por isso, peço que não saiam daqui com dúvidas, não deixem de explorar o conhecimento de nossos palestrantes, porque prestamos um serviço de muita valia para a sociedade e necessitamos seguir fazendo-o com presteza”, ressaltou o secretário. “O Governo de Alagoas não tem medido esforços para garantir mais capacitação aos servidores públicos nas diferentes áreas, sempre com o objetivo de levar um serviço de excelência para todos os alagoanos”, completou.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias