PROXIMIDADE

Ronda atende idosa que teve surto psicótico, enquanto tentava deixar marido doente com familiares dele

Caso ocorreu nesta segunda (10), no bairro do Jacintinho

Luciano Milano

terça, 11 de junho de 2024 às 09h30

29

Wendell Alves

Texto de Luciano Milano

Fotos de Wendell Alves

Uma idosa de 61 anos teve um surto psicótico,  enquanto era atendida pela Equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro, nesta segunda-feira (10), na Rua Jota Prezado, por trás do Supermercado Cesta de Alimentos, no Jacintinho. 

O Social foi acionado pela guarnição RB VTR 01 Jacintinho, uma vez que a idosa buscou auxílio para conseguir um lugar seguro para o marido, um homem de 66 anos, hipertenso, diabético, com sequelas de um AVC e com quem ela não desejava mais conviver maritalmente, já que alegava não ter condições físicas para cuidar dele. O casal residia em casa alugada no Litoral Norte da Capital.

Para tentar resolver a situação, a mulher deixou o homem nas imediações da casa de familiares, no Jacintinho, que, por sua vez, alegaram não possuir condição de saúde para cuidar dele, o que demandou a intervenção do Social do Ronda.

"Durante a abordagem, infelizmente, ela teve uma crise bastante aguda, tirou parte da roupa, jogou-se embaixo de um carro, estacionado na via, e falava coisas bastante desconexas. Foi  solicitado o apoio do SAMU que a conduziu para o Hospital Portugal Ramalho, após a acalmarmos", explicou a chefe da Equipe Social Ronda no Bairro, Vanessa Castro. 

Depois de articulação com os órgãos responsáveis, o senhor foi encaminhado para acolhimento em um abrigo em Maceió. 

Além do SAMU, também foram acionados para a ocorrência uma equipe do Consultório na Rua, Centro de Direitos da Pessoa Idosa, Copom e Polícia Militar, por meio da Força Tarefa.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias