Rede Acolhe inspirou criação de programa de atenção ao dependente químico de Tocantins
Núcleo Acolher tocantinense foi inaugurado, nesta segunda-feira (12), após visita técnica ao projeto de Alagoas em 2016
terça, 13 de junho de 2017 às 00h00
287
A Rede Acolhe, coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), continua sendo inspiração para o fortalecimento das políticas sobre drogas em todo o país. O programa é o carro chefe do Governo de Alagoas para acolhimento e recuperação de dependentes químicos em todo o estado.
Nesta segunda-feira (12), foi a vez do Governo de Tocantins dar o pontapé inicial para o primeiro Núcleo de Atenção à Pessoa com Dependência Química naquele estado. A iniciativa foi totalmente inspirada nas ações e metodologias desenvolvidas em Alagoas e conhecidas por uma equipe técnica tocantinense, em março de 2016.
Naquele ano, a comissão, coordenada pela secretária de Cidadania e Justiça do Tocantins, Gleidy Braga, conheceu as instalações dos Centros de Acolhimento de Maceió e Arapiraca e se reuniu com a equipe gestora de Alagoas, que detalhou como é feita a operacionalização do programa no Estado.
“Fiquei sabendo da Rede Acolhe por meio de um convênio federal, que prevê o intercâmbio com outros estados. A própria equipe técnica do governo federal utilizou como referência o Estado de Alagoas. Por esse motivo, resolvemos conhecer”, contou Gleidy Braga à época.
O objetivo do Núcleo Acolher – Um Recomeço, como é intitulado o projeto em Tocantins, é oferecer recuperação aos dependentes químicos, por meio de atendimentos e orientações especializadas, bem como inclusão nos grupos de ajuda mútua, articulação dos serviços públicos, a fim de possibilitar a reinserção social.
Para a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, ver outros estados criando e fortalecendo suas políticas sobre drogas inspiradas nas metodologias desenvolvidas em Alagoas é uma recompensa para o trabalho árduo das equipes da Rede Acolhe.
“Ficamos muito felizes em ver que nossos trabalhos são reconhecidos e servem como inspiração para outros estados. Isso mostra que estamos no caminho certo e com bons resultados que vem beneficiando a população em situação de vulnerabilidade social por conta do uso indevido de álcool e outras drogas”, enfatizou Esvalda.
Ações