Psicólogo alerta que drogas lícitas são uma ameaça igualmente perigosa à sociedade

Ele ministrou palestra para servidores do município de Maceió nesta segunda-feira

terça, 21 de outubro de 2014 às 00h00

246

Jackson Santos

Durante palestra ministrada na tarde desta segunda-feira (20) para os servidores da Secretaria Municipal de Finanças de Maceió, o psicólogo Luan Gama, que é superintendente de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), abordou temas como: os perigos do uso abusivo das drogas e suas influências nas relações sociais, bem como na saúde emocional do individuo. A atividade aconteceu no auditório da secretaria municipal como parte das comemorações alusivas à Semana dos Servidores Públicos.

Em um ambiente descontraído, o especialista em dependência química descreveu o papel de cada indivíduo na família e na sociedade diante das novas realidades que as drogas apresentam.

Segundo frisou Luan Gama, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada vez mais cedo as pessoas têm se envolvido com drogas lícitas e ilícitas, de forma que o uso das substâncias psicoativas está gerando consequências irreversíveis à saúde e ao convívio social.

“Este é um momento de reflexão para a sociedade, mas principalmente para as famílias. Quando falamos de drogas, tememos o crack, a cocaína, a maconha, mas raramente lembramo-nos do álcool e do tabaco, que são consumidos em casa normalmente e até estimulados. As drogas lícitas são uma ameaça igualmente perigosa, pois o uso abusivo também tem destruído vidas e muitas vezes é a porta de entrada para as drogas ilícitas”, explicou o superintendente.

Gama ressaltou ainda que a idéia é aproximar a sociedade das ferramentas de prevenção, por meio de um diálogo franco e aberto para que a sociedade tenha ciência dos perigos e dos prejuízos que as drogas representam, evitando, assim, um primeiro contato dos jovens com as drogas e fornecendo informações reais sobre elas para uma abordagem correta e sincera no seio familiar.


Últimas Notícias