Projeto vai fortalecer a política de prevenção ao uso de álcool e outras drogas
Ações do ‘Despertar’ serão direcionadas para ambiente escolar, famílias e sociedade civil
quinta, 18 de maio de 2017 às 00h00
170
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) acaba de lançar mais um projeto para fortalecer a política de prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Com três focos diferentes, o ‘Despertar’ terá atuações diferenciadas para a comunidade escolar, para a família e para a sociedade civil.
O projeto nasce com o objetivo de fortalecer as ações voltadas aos três níveis de prevenção: a primária, que busca evitar que o uso de drogas se instale ou retardar o seu início; a secundária, que se destina às pessoas que já experimentaram drogas ou usam-nas moderadamente e tem como meta evitar a evolução para usos mais frequentes e prejudiciais; e a terciária, que diz respeito às abordagens necessárias no processo de recuperação e reinserção.
“Desta forma, o projeto vem para se juntar às nossas ações de acolhimento e reinserção social que já estão em curso, como os Anjos e os Agentes da Paz. Assim, fecharemos o ciclo da Política sobre Drogas com prevenção, recuperação e reinserção”, explicou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.
De acordo com o gerente de Prevenção e Reinserção Social da Seprev, Márcio Santos, o Despertar ainda tem a proposta de potencializar as ações de prevenção já existentes na comunidade, favorecendo a atuação em ações voltadas para a estimulação do processo de conhecimento, a qualidade de vida e o bem-estar”, enfatizou o
“Para alcançar seus objetivos, o projeto Despertar será dividido em três eixos de atuação. O primeiro eixo será voltado para o atendimento à comunidade, o segundo para as escolas e o terceiro para a família”, disse Márcio Santos.
Foco de atuação
O ‘Despertar Comunidade’, com foco no público de risco e vulneráveis ao consumo de drogas, contemplará a implantação de bases temporárias em seis territórios de Maceió já identificados. São eles: Jacintinho, Benedito Bentes, Clima Bom, Vergel, Tabuleiro dos Martins e Cidade Universitária.
Já o ‘Despertar Escola’ e o ‘Despertar Família’ contemplará territórios de todo o estado, incluindo um cronograma que será criado para capacitação e orientação para estudantes, profissionais da educação e familiares.
O projeto foi lançado na última terça-feira (16), durante o 'Enculturando na Praça', junto à comunidade do Conjunto Carminha, o primeiro território que receberá ações do projeto.