NO JACINTINHO

Projeto Ronda Mirim Corações da Paz inicia atividades com novos alunos em Maceió

Projeto Social da Seprev promove cidadania, respeito e disciplina para 120 crianças no Jacintinho e no Benedito Bentes

Marco Aurélio Mello

terça, 07 de outubro de 2025 às 17h35

27

João Brito

Texto de Marco Aurélio Mello

Fotos de João Brito
 

O projeto social Ronda Mirim Corações da Paz, da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), deu início, nesta terça-feira (7), às atividades com os novos 60 alunos do Território Jacintinho, em Maceió. Voltado para crianças de 6 a 14 anos, a proposta busca promover cidadania, respeito e disciplina, além de estimular o aprendizado e o desenvolvimento por meio da educação, do esporte e do convívio social.

Na próxima quinta-feira (9), será a vez das novas turmas do Benedito Bentes iniciarem as atividades. As ações acontecem em dois turnos: das 8h30 às 11h e das 14h às 16h. No Jacintinho, as atividades estão sendo realizadas na base do Ronda no Bairro, localizada no Poço.

Já no Benedito Bentes, os encontros acontecem na base do Ronda no 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), ao lado do batalhão.

O projeto oferece uma programação diversificada, com aulas de taekwondo, treinos funcionais infantis, dinâmicas educativas, bate-papo sobre prevenção às drogas e à violência, além de visitas e passeios culturais e de lazer.

Todas as atividades são realizadas no contraturno escolar, proporcionando às crianças um espaço seguro e educativo para o desenvolvimento integral. Segundo a coordenadora do projeto, Áurea Vasconcelos, a proposta também valoriza a inclusão.

Por isso, o grupo conta com crianças neuroatípicas entre os participantes. “A filosofia de proximidade, o acolhimento humanizado e a inclusão estão presentes em todas as nossas ações — e com o Ronda Mirim não seria diferente. As crianças recebem atenção especial dos nossos monitores, psicólogos e assistentes sociais”, destacou.

Para Jéssica Gomes, mãe do aluno Murilo, o projeto representa uma grande oportunidade. “Quando não está na escola, Murilo fica muito ocioso. O Ronda Mirim vem exatamente para ocupar esse tempo com atividades que ajudam na formação dele, não só na parte escolar, mas também no convívio social e na formação de caráter”, afirmou.

De acordo com o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, o projeto tem um papel importante dentro das políticas públicas do Governo de Alagoas. “O Ronda Mirim Corações da Paz é mais um instrumento para promover bem-estar, segurança e oportunidades para nossas crianças e adolescentes. É um investimento no futuro, na formação cidadã e no fortalecimento das novas gerações”, destacou o secretário.

Álbum de Imagens


Últimas Notícias