Projeto possibilitará ações proativas contra violência infantojuvenil

Equipes da Seprev vão realizar busca ativa por crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social

terça, 01 de agosto de 2017 às 17h25

154

Preocupada com o crescente caso de violência contra crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) deu início às atividades do novo projeto ‘Anjos’. Formado por equipes de psicólogos e assistentes sociais, a nova estratégia visa realizar buscas ativas por crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social.

 

A metodologia adotada pelo novo projeto é inspirada na atuação dos já consolidados Anjos da Paz, que realizam busca ativa por dependentes químicos e os encaminham para tratamento em uma das 37 comunidades acolhedoras.

 

Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, a nova estratégia vai possibilitar a ampliação da proteção social com a mudança de paradigma na identificação das vulnerabilidades sociais, dos riscos pessoais e sociais.

 

“Faz todo o sentido afirmarmos que a busca ativa, principalmente na proteção social básica, é uma estratégia para as ações preventivas e proativas. Desta forma estaremos nos antecipando às violações dos direitos e garantindo uma vida saudável para nossas crianças e adolescentes”, enfatizou Esvalda Bittencourt.

 

As equipes do novo projeto ‘Anjo’ irão buscar e identificar casos de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Após isso, todos os casos serão encaminhados para os órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos, que serão os responsáveis por dar continuidade aos procedimentos necessários.

 

“Isso tudo dará um maior suporte à rede de denúncias de violência e tornará todo o processo mais rápido e independente. Nossa ação será proativa e não mais ficará, tão somente, no aguardo por denúncias de casos de violência”, disse a secretária Esvalda Bittencourt.

 

Além do novo projeto, a Seprev lançou recentemente uma central de call center para denúncias de casos de violência. Ambos irão auxiliar na proteção e na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Ações

 

 

 


Últimas Notícias